A Secretaria de Segurança Pública realizou iniciativas educativas de conscientização sobre o valor da vida e o fortalecimento de redes de proteção social. Segundo o governo do Distrito Federal, as ações impactaram diretamente mais de 4.500 pessoas.
Com foco em crianças, adolescentes, idosos e servidores públicos, os projetos implementados nesse período integram a política de segurança integral.
Uma das propostas é o curso “Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres”, que capacitou mais de 400 servidores da SSP-DF, do Sistema Socioeducativo e do Detran-DF.
De acordo com a secretaria, a formação é obrigatória e promove uma mudança institucional no enfrentamento à violência de gênero, reforçando posturas de acolhimento, escuta ativa e proteção às vítimas. As forças de segurança também realizam a capacitação.
Essa ação é coordenada pela subsecretária de Prevenção à Criminalidade (Suprec), por meio da Coordenação de Políticas de Segurança para a Juventude e Outros Grupos Vulneráveis (Cojuv).
“Reconhecemos a prevenção como eixo estruturante das estratégias de segurança pública. Esse formato tem se consolidado como instrumento essencial para a redução da violência. Estamos investindo na formação cidadã, no diálogo e no fortalecimento de vínculos sociais como forma de enfrentar os fatores de risco e promover a segurança com inclusão e respeito”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Fonte: Agência Brasília