A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinou nesta segunda-feira (28/7) que 22 distribuidoras de energia mantenham plano de contingência por conta de alerta climático previsto para os próximos dias.
Foram alertadas empresas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nesses estados, caso se confirme. Segundo a Aneel, o objetivo é mobilizar a infraestrutura e evitar eventuais interrupções no fornecimento de energia.
De acordo com comunicação oficial da Agência, o plano deve conter no mínimo: esquemas de mobilização adicionais de equipes, devidamente treinadas e capacitadas para atuarem no caso de falhas no fornecimento de energia. Além do estabelcimento de contato direto com órgãos públicos (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros) no caso de situações climáticas severas ou eventuais acidentes.
“Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado eventos climáticos cada vez mais extremos e que colocam à prova a resiliência do sistema elétrico. Com cada vez mais antecedência, estamos mobilizando as distribuidoras e coordenando esforços com os governos locais e a defesa civil”, comentou o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa.