back to top
20.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Vice-governadora Celina Leão inaugura ala de nefrologia do...

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, visitou nesta segunda-feira (16) a nova ala de nefrologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), que passou...

FGV: 78,1% dos trabalhadores se sentem satisfeitos ou...

Quase oito em cada dez trabalhadores, uma fatia de 78,1%, se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos com o trabalho atual, segundo dados da Sondagem...

Correios colocam 21 imóveis à venda em 11...

Os Correios iniciaram nesta quinta-feira (12) o primeiro leilão de imóveis próprios. A oferta inicial abrange 21 imóveis para venda imediata, localizados em 11...

Centro de Promoção Digital abre inscrições para cursos...

Estão abertas as inscrições para o Centro de Promoção Digital (CPD), projeto voltado ao fortalecimento do ecossistema gamer, de e-sports e da economia criativa...

Bolsonarista lança candidatura ao TCU e embaralha disputa, que agora tem quatro nomes

O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ), da ala de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), anunciou nesta quinta-feira, 19, a intenção de lançar candidatura para a vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Ele afirma que tem o apoio de outros 80 parlamentares.

A decisão pode embaralhar ainda mais uma votação dada como incerta e pode comprometer um acordo firmado pelo presidente Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), com o PT.

“Após conversar com lideranças e refletir sobre o momento do País, comunico oficialmente que meu nome está à disposição da Câmara para ser candidato à vaga TCU, que será definida nos próximos meses”, afirmou.

Lopes afirma que conversou com Bolsonaro e demais lideranças nacionais até tomar a decisão. “Estive em diálogo com diversas lideranças nacionais, entre elas, o presidente Jair Bolsonaro. Foram conversas abertas sobre a importância de fortalecer os órgãos de controle e garantir respeito ao dinheiro público. Diálogos decisivos para a minha candidatura”, disse.

Ele agora é o quarto nome que entra na disputa pela vaga, que promete ser polarizada entre apoiadores de Bolsonaro e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Isso porque, quando ainda estava em campanha, Motta acordou com o PT que, em troca do apoio à sua candidatura, ele asseguraria a vaga ao TCU para o partido de Lula.

O PT indicará Odair Cunha (MG) como postulante à vaga, enquanto o Centrão por enquanto tem dois candidatos: Hugo Leal (PSD-RJ) e Danilo Forte (União). A votação é feita no plenário da Casa – basta a maioria simples, sem segundo turno, para determinar o vencedor. A votação é secreta.

Esses integrantes alegam que o acordo firmado entre PT e Motta, com o aval do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) não teve o aval das demais bancadas partidárias. Pessoas a par das tratativas afirmam que Motta anunciaria a disputa após o carnaval. Com isso, a eleição poderia ocorrer já em março.

Nos bastidores, há um esforço para tentar unificar as candidaturas. Como não há segundo turno na eleição, a leitura é que duas candidaturas contra uma do PT poderiam pulverizar os votos e sacramentar a vitória de Odair Cunha. Por enquanto, nem o candidato do PSD nem o do União sinalizam que podem ceder. O cenário fica agora pior com a chegada de um terceiro nome.

Lopes disse que agora irá trabalhar pela candidatura. “Seguirei conversando com os parlamentares, apresentando minha trajetória e minhas propostas para contribuir com o fortalecimento do controle no Brasil”, afirmou.

O histórico do PT nas últimas eleições ao TCU é desfavorável a Odair. O próprio Cedraz (PFL-BA) foi eleito em 2006 em uma disputa que tinha um petista como candidato do governo – Paulo Delgado (PT-MG). Ele obteve 172 votos, ante 148 do adversário.

Em 2005, Augusto Nardes (PP-RS) recebeu 203 votos, enquanto José Pimentel (PT-CE) obteve 137.

Na última disputa, em 2023, vencida por Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), o governo não apoiou candidato. O hoje ministro obteve 239 votos, ante 174 de Fábio Ramalho (MDB-MG), ex-deputado que concorreu.

O Tribunal de Contas da União é composto por nove ministros. Seis deles são indicados pelo Congresso Nacional; os outros três são nomeados pelo Palácio do Planalto. A Corte é responsável, entre outras coisas, por analisar a prestação de contas do presidente da República e realizar inspeções e auditorias das contas da Câmara e do Senado.

Últimas Notícias

Taylor Swift é a artista que mais vendeu álbuns em 2025; confira top 10

Taylor Swift se consagra, mais uma vez, como a...

Wagner Moura faz desabafo sobre o ICE: ‘Até eu tenho medo de encontrá-los. eles podem te matar’

O ator Wagner Moura voltou a criticar a Agência...

EUA anunciam eventos da cúpula do G20 com agenda pró-crescimento e 1º Trilha Financeira

O Departamento do Tesouro dos EUA anunciou a programação...

Corretora foi atraída para emboscada e morta por síndico com 2 tiros na cabeça, diz polícia

Um vídeo gravado pela própria vítima levou a Polícia...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

EUA acusam China de ter realizado teste nuclear em 2020; governo chinês nega

Os Estados Unidos afirmaram que a China teria conduzido...

Flávio Bolsonaro viaja aos EUA e engorda agenda externa após ida a Oriente Médio e França

Após passar o carnaval com a família no Rio...

Quatro em cada dez mortes por câncer no Brasil são evitáveis

Um estudo internacional sobre mortes por câncer no mundo...

Lula recebeu convite de Macron para participar de cúpula do G7 em junho na França, diz Secom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um...

Taylor Swift é a artista que mais vendeu álbuns em 2025; confira top 10

Taylor Swift se consagra, mais uma vez, como a...

notícias relacionadas

EUA acusam China de ter realizado teste nuclear em 2020;...

Os Estados Unidos afirmaram que a China teria conduzido um teste nuclear em 2020. A informação é da agência RFI. Segundo o governo americano,...

Flávio Bolsonaro viaja aos EUA e engorda agenda externa após...

Após passar o carnaval com a família no Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) viajou aos Estados Unidos nesta quinta-feira, 19. É...

Lula recebeu convite de Macron para participar de cúpula do...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um convite do presidente da França, Emmanuel Macron, para participar da cúpula do G7. O encontro...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui