O Comitê Olímpico do Catar confirmou nesta terça-feira a candidatura de Doha para sediar a Olimpíada de 2036. O país do Oriente Médio, que recebeu a Copa do Mundo de futebol em 2022, alega ter “95% da infraestrutura esportiva necessária” para se tornar a futura sede dos Jogos Olímpicos.
O Catar tenta se tornar o primeiro país do Oriente Médio e região a sediar uma edição da Olimpíada. Pela rotação implementada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a futura sede dos Jogos estará na Ásia ou na África (continente que nunca recebeu o grande evento esportivo), depois de passar pela Europa (Paris-2024), Américas (Los Angeles-2028) e Oceania (Brisbane-2032).
A candidatura foi oficializada pelo xeque Joaan bin Hamad Al Thani, presidente do Comitê Olímpico do Catar e presidente do Comitê de Candidatura. “Atualmente, temos 95% da infraestrutura esportiva necessária para sediar os Jogos e temos um plano nacional abrangente para garantir 100% de prontidão de todas as instalações”, garantiu o dirigente esportivo.


