A Companhia Energética de Brasília (CEB) e o 7º Distrito Naval da Marinha do Brasil assinaram um memorando de entendimento para estudar a viabilidade da instalação de uma usina solar fotovoltaica no Distrito Federal. O projeto prevê a construção da planta na Área Alfa, em Santa Maria, área sob jurisdição da Marinha. A iniciativa busca gerar energia limpa para as instalações militares, com potencial de expansão para outras regiões.
Com a formalização do acordo, começam os estudos técnicos, econômicos, jurídicos e ambientais que definirão o modelo de implantação e integração à rede elétrica. O presidente da CEB, Edison Garcia, destacou que a parceria pode transformar áreas da União em polos de geração de energia limpa, unindo segurança institucional e sustentabilidade ambiental.
O comandante do 7° Distrito Naval, Rogério Pinto Ferreira Rodrigues, celebrou a cooperação: “Essa parceria é mais do que uma iniciativa ambiental ou de economia, é um exemplo de como podemos usar o que o Brasil tem de melhor para reduzir gastos públicos, ampliar o uso de energia limpa e dar início a um projeto que tem potencial de alcançar todo o país”.


