back to top
20.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Harry Styles: Venda de ingressos para shows do...

A venda de ingressos para os shows de Harry Styles no Brasil começa nesta segunda-feira, 26, com uma pré-venda restrita a um grupo específico...

Agências do trabalhador têm vagas com salários de...

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quinta-feira (22), 609 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes...

Deivis Marcon Antunes, presidente do Rioprevidência, é alvo...

O presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, é um dos alvos da Operação Barco de Papel, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 23,...

Morre Constantino Júnior, fundador da Gol, aos 57...

Morreu na manhã deste sábado, 24, em São Paulo, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas...

CEO de criadora de foguete sul-coreano que explodiu em Alcântara pede desculpas por falha

Kim Soo-jong, CEO da Innospace, empresa sul-coreana responsável pelo lançamento do primeiro foguete comercial a partir do Brasil, lamentou nesta terça-feira, 23, uma anomalia que fez com que o foguete colidisse com o solo pouco após a decolagem na Base Espacial de Alcântara, no Maranhão.

Em carta enviada aos acionistas da Innospace, Soo-jong disse que lamentava transmitir resultados que não atenderam às expectativas daqueles que apoiaram a missão. “Ainda assim, agradecemos profundamente a confiança e a sinceridade enviadas durante este processo desafiador e implacável”, afirmou.

Segundo o CEO, o HANBIT-Nano decolou normalmente e iniciou a trajetória de voo planejada. “No entanto, aproximadamente 30 segundos após o lançamento, ocorreu uma anomalia na aeronave por motivo desconhecido, fazendo com que o veículo de lançamento caísse dentro da área de segurança terrestre previamente definida”, explicou.

Soo-jong disse que não houve danos a pessoas ou instalações terrestres e que todos os procedimentos e controles para garantir a segurança do lançamento foram realizados conforme os padrões internacionais de instituições competentes, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB).

O HANBIT-Nano foi lançado às 22h13 (no horário de Brasília) desta segunda-feira, 22, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A FAB informou que, pouco após a decolagem, o foguete sofreu uma anomalia, teve o voo interrompido e colidiu com o solo.

O lançamento era transmitido ao vivo pela Innospace, que cortou o sinal logo após a decolagem. No lugar das imagens do foguete, a empresa exibiu a mensagem: “Nós experimentamos uma anomalia durante o voo”. Antes da interrupção, no entanto, foram vistas imagens que indicavam uma possível explosão.

De acordo com Soo-jong, a Innospace está analisando os dados de voo, rastreamento e monitoramento em cooperação com as autoridades competentes, além de conduzir revisão técnica para entender o que levou à falha.

“Neste estágio, estamos nos concentrando em verificar objetivamente os fenômenos observados no ambiente de voo real, em vez de tirar conclusões sobre uma causa específica. Os resultados da análise serão compartilhados de forma transparente assim que organizados”, afirmou.

O CEO acrescentou que, apesar da falha, os dados de voo, propulsão e operação, que só podem ser obtidos em ambiente real de voo, foram coletados com sucesso. “Esses dados são ativos-chave que podem ser usados diretamente para aprimorar o design, a operação, a estabilidade e a confiabilidade de futuros veículos de lançamento, em áreas que são difíceis de verificar apenas com testes terrestres ou simulações”, disse.

Segundo Soo-jong, os dados e resultados desta análise serão utilizados no próximo lançamento, previsto para o 1º semestre de 2026. “Esta experiência, como exemplos de principais empresas globais de foguetes que aumentaram o nível de maturidade tecnológica durante os estágios iniciais de lançamentos comerciais reais, fornecerá uma base importante para aumentar a probabilidade de sucesso de futuras decolagens”, afirmou.

A FAB informou que equipes da Aeronáutica e do Corpo de Bombeiros do CLA foram enviadas ao local para analisar os destroços e a área da colisão. “Todas as ações sob responsabilidade da FAB para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial”, disse.

Últimas Notícias

PF e FBI prendem suspeito de integrar grupo terrorista e planejar atentado com colete explosivo

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira, 29,...

Escola Digital oferece capacitação gratuita em tecnologia e empreendedorismo no DF

Por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação...

Justiça ordena que redes excluam informações sobre adolescentes suspeitos de matar cão Orelha

A Justiça de Santa Catarina determinou nesta quarta-feira, 28,...

GDF Mais Perto do Cidadão chega ao Recanto das Emas nesta sexta (30) e sábado (31) com serviços gratuitos

A população do Recanto das Emas recebe, nesta sexta-feira...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Otimismo industrial cresce em janeiro, mas setores pessimistas ainda são maioria, diz CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quinta-feira,...

Tarcísio reforça que vai disputar a reeleição em SP, após visita a Bolsonaro na Papudinha

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

Paraná Pesquisas: Lula lidera o 1º turno, mas empata tecnicamente com Flávio e Tarcísio no 2º

Pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta-feira, 29,...

Governo de MG autua Vale em R$ 1,7 milhão por danos ambientais e suspende operação de minas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de...

PF e FBI prendem suspeito de integrar grupo terrorista e planejar atentado com colete explosivo

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira, 29,...

notícias relacionadas

Otimismo industrial cresce em janeiro, mas setores pessimistas ainda são...

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quinta-feira, 29, que subiu de sete para nove o número de segmentos industriais otimistas em janeiro....

Tarcísio reforça que vai disputar a reeleição em SP, após...

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira, 29, após visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Papudinha, em Brasília,...

Paraná Pesquisas: Lula lidera o 1º turno, mas empata tecnicamente...

Pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta-feira, 29, indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera os cenários testados de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui