back to top
18.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Harry Styles: Venda de ingressos para shows do...

A venda de ingressos para os shows de Harry Styles no Brasil começa nesta segunda-feira, 26, com uma pré-venda restrita a um grupo específico...

Agências do trabalhador têm vagas com salários de...

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quinta-feira (22), 609 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes...

Deivis Marcon Antunes, presidente do Rioprevidência, é alvo...

O presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, é um dos alvos da Operação Barco de Papel, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 23,...

Morre Constantino Júnior, fundador da Gol, aos 57...

Morreu na manhã deste sábado, 24, em São Paulo, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas...

CNBB critica Congresso e ‘juros exorbitantes’ em mensagem de ano novo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criticou o Congresso Nacional em sua mensagem institucional de ano novo divulgada nesta segunda-feira, 29. No comunicado, a instituição também afirmou que o pagamento exorbitante de juros e amortizações da dívida pública têm limitado a capacidade do País de investir em áreas essenciais como educação, saúde, moradia e segurança.

Entre as críticas dirigidas ao Legislativo federal, a conferência destacou a flexibilização de marcos legais considerados essenciais, ao mencionar a aprovação do projeto que alterou a Lei da Ficha Limpa.

Embora o texto tenha sido sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com vetos aos trechos que reduziam o tempo de afastamento de políticos condenados das disputas eleitorais, entidades que atuam no combate à corrupção avaliam que a mudança pode abrir caminho para a tentativa de retorno à vida pública de políticos cassados ou condenados.

A mensagem também criticou a proposta de emenda à Constituição que busca incluir a tese do marco temporal no texto constitucional, segundo a qual os povos indígenas só teriam direito às terras que ocupavam na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. A CNBB classificou a tese como um “desrespeito aos povos originários e tradicionais”. O tema provocou embates entre o Congresso e o Judiciário, que formou maioria para considerar a tese inconstitucional.

Outro ponto de crítica foi o projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que estabelece regras nacionais para os processos de licenciamento. Segundo a CNBB, a proposta ameaça a proteção ambiental. O texto provocou disputas entre o Congresso e o Executivo, após a derrubada de vetos presidenciais. Ambientalistas classificam a iniciativa como “PL da Devastação”, enquanto defensores, entre eles representantes dos setores de infraestrutura e do agronegócio, afirmam que o modelo atual é excessivamente burocrático.

A conferência também lamentou a persistência da desigualdade social, o aumento da violência, o uso de drogas, o crescimento das “economias ilícitas” e a perda de decoro e de responsabilidade por parte de autoridades públicas. “Discursos de ódio, manipulação da verdade, violências, radicalismos ideológicos e interesses particulares não podem se sobrepor ao bem comum”, afirmou a entidade.

Segundo a CNBB, essas situações “entristecem e preocupam”. “No âmbito da convivência democrática, o ano de 2025 foi marcado por profundas tensões e retrocessos sociais, que deixaram feridas abertas no tecido social. Algumas experiências fragilizaram seriamente a confiança nas instituições e desafiaram as pessoas de boa vontade, que acreditam numa sociedade mais justa e fraterna”, escreveu.

A entidade reiterou que a democracia, embora imperfeita, é patrimônio da sociedade brasileira e exige cuidado permanente, diálogo e responsabilidade institucional. “A nação precisa reencontrar o caminho da pacificação, do diálogo e do respeito mútuo”, afirmou.

Apesar das críticas, a CNBB destacou avanços e avaliou que se dirige ao povo brasileiro com uma mensagem de esperança. “No âmbito da saúde, ficamos felizes com o aumento da taxa média de médicos pelo número de habitantes. No campo econômico, alegramo-nos com a retirada de algumas tarifas norte-americanas sobre vários produtos brasileiros, a estabilidade da inflação, a taxa de desemprego em queda, o relativo crescimento do PIB, o significativo aumento do cooperativismo e a abertura de novos mercados internacionais”, ponderou.

A conferência também reconheceu esforços do Brasil na busca por respostas coletivas à crise climática e ao cuidado ambiental. O texto cita a realização da COP-30, em Belém, no Pará, e a consolidação da liderança do País em energias renováveis. Segundo a entidade, a Igreja se colocou como colaboradora no debate, sem atuar como protagonista político.

A CNBB afirmou que houve aumento significativo do investimento privado em sustentabilidade, em práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). “Os movimentos populares se alegram, sobretudo, com a realização do Plebiscito Popular sobre a redução da jornada de trabalho e a taxação proporcional à riqueza”, concluiu.

Últimas Notícias

Carlos Viana pede prorrogação da CPMI do INSS

Senadores e deputados poderão ganhar mais tempo para a...

Exército autoriza Mauro Cid a passar para reserva remunerada

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, autorizou a...

Irã reafirma que terá resposta imediata em caso de agressão militar dos EUA

Ali Shamkhani, assessor do Líder Supremo do Irã, o...

Harry Styles anuncia mais dois shows em SP

Após grande sucesso de vendas, Harry Styles anunciou mais...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Nova temporada de Ted Lasso ganha fotos inéditas e previsão de estreia

A quarta temporada de Ted Lasso ganhou suas primeiras...

Polícia investiga furto a casa de tio de Suzane von Richthofen, na zona sul de SP

A Polícia Civil de São Paulo investiga um furto...

Vamos esperar Kassab dar ‘fumacinha branca’ para definir candidato do PSD, diz Caiado

Os três pré-candidatos à Presidência pelo PSD - Eduardo...

‘Dirty Dancing’ ganhará sequência com atriz do filme original

A Lionsgate confirmou uma sequência do clássico Dirty Dancing....

Carlos Viana pede prorrogação da CPMI do INSS

Senadores e deputados poderão ganhar mais tempo para a...

notícias relacionadas

Nova temporada de Ted Lasso ganha fotos inéditas e previsão...

A quarta temporada de Ted Lasso ganhou suas primeiras imagens oficiais nesta quarta-feira, 28, e teve sua previsão de estreia revelada pela AppleTV: os...

Polícia investiga furto a casa de tio de Suzane von...

A Polícia Civil de São Paulo investiga um furto à casa do médico Miguel Abdalla Neto, tio de Suzane von Richthofen, que foi encontrado...

Vamos esperar Kassab dar ‘fumacinha branca’ para definir candidato do...

Os três pré-candidatos à Presidência pelo PSD - Eduardo Leite, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado - sinalizaram nesta quarta-feira, 28, que a escolha do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui