O Departamento de Trânsito do Distrito Federal divulgou os candidatos selecionados dentro das cinco mil vagas disponibilizadas para o Programa Habilitação Social.
A ação oferece o curso gratuito para tirar a carteira de habilitação (CNH) para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Estar apto a dirigir é uma competência que faz muita diferença na hora de conseguir um emprego e, por isso, é tão importante para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”, destaca o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.
Dentre os selecionados, 1.323 candidatos que se declararam negros ou transexuais ainda precisam passar pelo processo de heteroidentificação e de entrevistas. Esta etapa será conduzida pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), a partir do dia 1º de agosto de 2025. As entrevistas serão realizadas em data e hora a serem informadas por comunicação oficial da Sejus.
Já os demais 3.580 candidatos estão aptos a realizar a abertura do processo de habilitação, que se inicia com a biometria em uma unidade de atendimento do Detran-DF, mediante agendamento. A abertura do processo deve acontecer no prazo de 30 dias, a contar de 1º de agosto de 2025. O agendamento da biometria deve ser realizado no Portal de Serviços do Detran-DF no link abaixo:
(https://portal.maestro.detran.df.gov.br/agendamento/#index).