back to top
20.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

‘2026 vai exigir que juízes eleitorais tenham comportamentos...

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirmou em discurso na abertura do ano judiciário na Corte Eleitoral que o ano de...

Oposição protocola requerimento de CPMI do Banco Master

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta terça-feira, 3, um requerimento de instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito...

Israel anuncia reabertura da passagem de Rafah, entre...

Israel anunciou nesta sexta-feira, 30, que reabrirá neste fim de semana a passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o...

Capital Moto Week 2025 une rock, motociclismo e...

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) marca presença no Capital Moto Week 2025 com uma programação voltada à educação ambiental e sustentabilidade. Até 1º...

Draco Malfoy, de ‘Harry Potter’, vira mascote improvável de ano-novo na China

Um dos personagens mais conhecidos da saga Harry Potter, Draco Malfoy virou um dos símbolos mais inesperados das comemorações do ano-novo lunar na China. Tradicionalmente associado ao papel de antagonista da história, o bruxo passou a estampar enfeites, adesivos e dísticos vendidos online e a circular intensamente nas redes sociais chinesas como um curioso amuleto de boa sorte.

A explicação para a tendência está na tradução chinesa do sobrenome Malfoy, transliterado para o mandarim como “Ma Er Fu”. A pronúncia aproxima o nome das palavras “cavalo” (ma) e “fortuna” (fu), combinação considerada especialmente auspiciosa às vésperas do ano do cavalo, que marca o fim do ano da serpente e começa oficialmente em 17 de fevereiro.

A associação caiu rapidamente no gosto popular e passou a ser incorporada aos rituais tradicionais da data, que costumam celebrar prosperidade, saúde e sorte para o novo ciclo.

Tradição do ano-novo ganha toque pop

Na véspera do ano-novo lunar é comum que famílias chinesas decorem portas e paredes com dísticos, pares de versos auspiciosos escritos em papel vermelho e com os chamados fuzi, símbolos de prosperidade. Muitos desses enfeites são pendurados de cabeça para baixo, já que a palavra “invertido” tem a mesma pronúncia de “chegar”, simbolizando a chegada da boa sorte.

Neste ano, usuários passaram a substituir símbolos tradicionais por imagens de Draco Malfoy, muitas vezes também invertidas, acompanhadas de frases desejando fortuna. O sorriso característico do personagem virou destaque em versões criativas dos dísticos, misturando tradição milenar e cultura pop.

Viral nas redes e no comércio digital

A tendência rapidamente ganhou força nas redes sociais chinesas, com publicações incentivando o compartilhamento de imagens do chamado “Malfoy da sorte”. Internautas brincaram com a fusão entre o universo mágico da saga e os costumes orientais, citando até a poção “Felix Felicis”, conhecida em Harry Potter por trazer sorte a quem a consome.

O engajamento se refletiu no comércio eletrônico. Lojistas do marketplace Taobao passaram a vender adesivos, ímãs e itens temáticos do personagem, ampliando a presença do vilão nas decorações do ano-novo lunar.

Reação de Tom Felton amplia repercussão

O fenômeno chamou a atenção do próprio Tom Felton, intérprete de Draco Malfoy nos cinemas. O ator compartilhou um story no Instagram comentando, de forma bem-humorada, a transformação do personagem em “símbolo do ano-novo chinês”.

A reação impulsionou ainda mais o assunto na rede social Weibo, onde fãs elogiaram Felton e destacaram o tom divertido da situação. Hoje com 38 anos, o ator participou dos oito filmes da franquia e recentemente voltou a viver Draco na peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, na Broadway.

Força de Harry Potter na China ajuda a explicar sucesso

A popularidade da franquia no país ajuda a explicar a dimensão do fenômeno. Os livros de Harry Potter venderam centenas de milhões de cópias na China, e o relançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 2020, arrecadou mais de 90 milhões de yuans em apenas três dias.

De olho nesse público, a Warner Bros. Discovery anunciou planos para inaugurar, em Xangai, o maior tour de estúdios de Harry Potter do mundo, com abertura prevista para 2027.

Últimas Notícias

Brasileiro bate o recorde mundial de 24h de corrida em esteira com 188,3 quilômetros

O multiatleta brasileiro Pepe Fiamoncini bateu o recorde mundial...

Caroline de Toni comunica a Valdemar que vai deixar o PL para disputar o Senado por SC

A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) comunicou ao...

Ministro do STJ acusado de importunação sexual pede licença médica

O ministro Marco Aurélio Buzzi, do Superior Tribunal de...

Flavio Dino: Há descumprimento generalizado de decisões sobre teto e ‘corrida’ por isonomia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

TJ-PB veta obrigatoriedade do uso de expressão ‘proteção de Deus’ e uso da Bíblia em Assembleia

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) declarou nesta...

Defesa contesta autoria por jovem com vídeo do cão após horário das agressões do cão Orelha

Um vídeo divulgado pelos advogados de defesa do adolescente...

STF mantém aumento de pena por ofensa a servidor público

O Supremo Tribunal Federal (STF), validou o dispositivo do...

Empresário brasileiro é preso pelo ICE nos Estados Unidos

Um brasileiro foi detido em 28 de janeiro pelo...

Brasileiro bate o recorde mundial de 24h de corrida em esteira com 188,3 quilômetros

O multiatleta brasileiro Pepe Fiamoncini bateu o recorde mundial...

notícias relacionadas

TJ-PB veta obrigatoriedade do uso de expressão ‘proteção de Deus’...

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) declarou nesta quarta-feira, 4, inconstitucional um trecho do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado, que obrigava...

Defesa contesta autoria por jovem com vídeo do cão após...

Um vídeo divulgado pelos advogados de defesa do adolescente indiciado por maus-tratos contra o cão Orelha mostra o animal caminhando nas ruas da região...

Empresário brasileiro é preso pelo ICE nos Estados Unidos

Um brasileiro foi detido em 28 de janeiro pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) na cidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui