Inaugurado há uma semana, na quarta-feira (23), o primeiro hotel social destinado ao pernoite de pessoas em situação de vulnerabilidade em Brasília superou, em oito dias, a marca de mil atendimentos.
Localizado na região do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), o hotel social oferece 200 vagas para pernoite e é o único em atividade no país a receber também animais de estimação. O espaço fica aberto das 19h às 8h e os visitantes têm, além do local para dormir, banho quente e duas refeições — jantar e café da manhã. Também são disponibilizados ônibus para quem deseja chegar ao local, saindo do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na Asa Sul.
A média foi de 130 atendimentos diários, o que representa 65% da capacidade do local.
“O hotel social é resultado do esforço contínuo para avançar nas políticas sociais do DF. Essa primeira semana de funcionamento já mostra que estamos no caminho certo e foi fundamental para ajustar processos, ouvir as equipes envolvidas e garantir que a política pública chegue, de fato, a quem mais precisa”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, coordenador da Política Distrital para a População em Situação de Rua.
O investimento anual por parte do Governo do Distrito Federal (GDF) é de R$ 7,4 milhões, com contrato de cinco anos, prorrogável por igual período. A administração está a cargo de uma Organização da Sociedade Civil (OSC). A estrutura do prédio já estava pronta, mas o espaço passou por uma reforma para atender melhor ao público que procura o serviço.
Fonte: Agência Brasília