O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou nesta terça-feira (8) o 10º Espaço Acolher – Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores da Violência Doméstica. A nova unidade está localizada na entrequadra 112/312 da Asa Sul e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com capacidade para atender até 20 pessoas simultaneamente.
O local, antes inutilizado, foi cedido pela Polícia Civil e totalmente reformado pela Secretaria da Mulher, com investimento de R$ 250 mil. A equipe técnica conta com 12 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e gestores.
“Temos muitos casos que precisam de acolhimento psicológico e social. Nosso objetivo é democratizar o acesso, garantindo atendimento especializado em diferentes regiões do DF”, afirmou a governadora em exercício, Celina Leão.
Os Espaços Acolher oferecem atendimento gratuito e multidisciplinar a vítimas e autores de violência doméstica, por demanda espontânea ou via encaminhamento judicial, seguindo diretrizes da Lei Maria da Penha. Em 2024, as unidades já realizaram mais de 16,6 mil atendimentos.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou que o atendimento aos autores também é fundamental para quebrar o ciclo da violência. “Não há como proteger a mulher sem envolver o homem nesse processo”, disse.
O DF passa a contar agora com dez unidades do Espaço Acolher espalhadas pelas regiões administrativas, incluindo o novo núcleo no Plano Piloto.
(Fonte: Agência Brasília)