O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta terça-feira (16), a reforma da Praça dos Estados, na Candangolândia. Com investimento de cerca de R$ 2 milhões, o Governo do Distrito Federal (GDF) transformou o espaço, antes usado principalmente para eventos, em uma área de convivência pensada para convidar os cerca de 14 mil moradores a sair de casa e aproveitar a nova entrada da cidade. Como a praça fica às margens da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), por onde passam centenas de milhares de veículos diariamente, o local também servirá como ponto de parada e descanso para quem circula pela via.
O governador lembrou que a Candangolândia é uma cidade histórica para Brasília, já que foi ali que nasceu a capital da República. “Quero parabenizar a toda a população da região, não só da Candangolândia, por esse espaço maravilhoso”, declarou. “Certamente será mais um palco cultural da cidade, um local para essas crianças se divertirem e crescerem de forma saudável. Essa já é a terceira praça que entregamos, sendo duas aqui e outra no Núcleo Bandeirante”.
Novo piso
A primeira mudança ocorreu na área das bandeiras, que teve todo o piso intertravado substituído por cimento usinado para ampliar as possibilidades de uso. Outra novidade foi a construção de um estacionamento para atender ao público durante os eventos: o espaço, antes de terra batida, recebeu pavimentação em bloquetes e passou a contar com 40 vagas, sendo duas destinadas a idosos e uma a pessoas com deficiência (PcD).
O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, explicou que a praça era um espaço subutilizado e sem grande relevância para a comunidade, mas que, após a reforma, ganhou um novo significado: “Hoje, é um espaço de convivência muito interessante, onde é possível realizar eventos, trazer a família a qualquer momento, deixar as crianças brincarem, andar de bicicleta ou de skate. Fico muito feliz por ter participado de um empreendimento como esse”.
Esporte e lazer
Outro destaque foi o trabalho da Companhia Energética de Brasília (CEB) na ampliação da iluminação pública, fator essencial para atrair a população no período noturno. A quadra poliesportiva passou por reforma, e um campo de futebol foi construído, ampliando as opções de esporte e lazer para os moradores.
O paisagismo também ganhou atenção especial e, segundo o, transformou os espaços em ambientes onde as pessoas querem permanecer, apreciar as cores, a natureza e o novo visual da praça. “A gente transformou esse lugar num lugar de vida”, resumiu o administrador regiomal da Candangolândia, Marcos Paulo Alves da Silva.
Com informações da Agência Brasília


