O Ministério das Relações Exteriores (MRE) convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos (EUA), Gabriel Escobar, para explicar ameaças do governo de Donald Trump contra aliados do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O secretário interino da Europa e América do Norte do Itamaraty, o embaixador Flavio Celio Goldman, recebeu o representante do governo Trump no Brasil para manifestar indignação do governo brasileiro com o tom e o conteúdo das postagens recentes do Departamento de Estado e da embaixada nas redes sociais.
Segundo o governo brasileiro, essas manifestações representam ingerência em assuntos internos e ameaças inaceitáveis a autoridades brasileiras.
Ontem (7), a embaixada dos EUA traduziu comentário do secretário de diplomacia pública Darren Beattie, com críticas a Moraes e aos seus aliados.
O ministro Moraes é o principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores. Suas flagrantes violações de direitos humanos resultaram em sanções pela Lei Magnitsky, determinadas pelo presidente Trump. Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras… https://t.co/mKCsObZASP
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) August 7, 2025