O Julho Dourado reforça a importância do trabalho dos serviços de Zoonoses em cada estado. No Distrito Federal, a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SES-DF) atua na prevenção, diagnóstico e controle de doenças transmitidas entre animais e humanos, causadas por vírus, bactérias, parasitas ou outros agentes. A contaminação pode ocorrer por contato direto com animais, fluidos, alimentos, água contaminada ou vetores como mosquitos e carrapatos.
Segundo Camila Cibeli Soares, gerente da Zoonoses, o recolhimento de animais não é feito rotineiramente, ocorrendo apenas em casos específicos, como suspeita de doenças ou contato com morcegos. Nesses casos, os bichos ficam sob observação por até 180 dias.
Além do trabalho de vigilância, o órgão também promove adoções responsáveis. Atualmente, 32 cães estão disponíveis. Para adotar, é preciso ter mais de 18 anos, apresentar documento com foto, preencher um termo de responsabilidade e passar por entrevista técnica.
Outro destaque é a vacinação antirrábica gratuita, oferecida pela SES-DF, considerada fundamental para proteger animais e a população, especialmente nas áreas urbanas.