back to top
27.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Abimapi: 75% dos embarques de panetones aos EUA...

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) estima que 75% dos embarques de panetones brasileiros aos Estados...

Diversidade e inovação marcam segundo dia do 9º...

O 9º Salão do Turismo segue nesta sexta-feira (22), em São Paulo, com uma programação voltada à diversidade, inclusão, inovação e sustentabilidade. O evento...

Detran-DF promove ações educativas e alcança mais de...

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, entre sexta-feira (22) e domingo (24), mais de 3 mil abordagens em atividades educativas voltadas...

Seleção feminina bate Porto Rico e avança em...

A seleção brasileira feminina de vôlei confirmou o seu favoritismo nesta terça-feira, diante de Porto Rico, e assegurou mais uma vitória na competição ao...

Presidência da COP30 apela para que empresários compareçam ao evento

A presidência da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30 ) divulgou nesta sexta-feira, 29, um apelo para que empresários compareçam ao evento, que será realizado em novembro em Belém. Em sua sétima carta, o presidente André Corrêa do Lago afirma que a transição climática é irreversível e aposta na conferência como “maior mercado de soluções” a nível global.

Há cerca de duas semanas, o presidente da SB COP, braço empresarial da conferência do clima, Ricardo Mussa, afirmou que CEOs de grandes multinacionais deixarão de vir ao Brasil por causa dos problemas logísticos capital do Pará.

No início de agosto, a crise de hospedagens atingiu seu auge quando cerca de 25 países assinaram uma carta pressionando o governo brasileiro para mudar o local da COP devido ao alto custo das acomodações.

Na carta, o presidente da COP30 reconhece os “desafios logísticos”, mas destaca que é “justamente nesse momento que o setor privado pode assumir a liderança, demonstrando que liderança climática significa se envolver com o mundo real.”

A mensagem da presidência faz um apelo para que o setor privado não recue nas transformações que têm sido promovidas ao longo dos anos.

“O setor privado já acelerou a transição de várias maneiras importantes, mas agora deve avançar, e não recuar, ampliando seu engajamento para tornar essa transformação uma realidade exponencial”, diz o texto.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem ameaçado com tarifas países que investirem em energias renováveis e endossarem acordos climáticos. Com isso, Trump tenta induzir que outras nações ampliem o uso de combustíveis fósseis, principal vetor do aquecimento global.

Durante coletiva de imprensa sobre a última carta, Corrêa do Lago afirmou que apesar do comportamento de Trump, países ao redor do mundo têm apostado em fontes limpas.

“No resto do mundo, há uma tendência muito diferente, sobretudo na China, que é, provavelmente, o dínamo do avanço tecnológico e da nova maneira de produzir energia”, disse.

Nesse contexto, a sétima carta da presidência da COP chama a atenção para a conferência como oportunidade promissora de negócios.

“Com o histórico das COPs anteriores e o envolvimento crescente do setor privado, acredito que a COP30 pode se tornar o maior mercado global de soluções climáticas transformadoras, onde empresas – junto a outros atores – podem moldar o futuro da economia mundial”, afirma.

O setor privado tem sido visto por negociadores como uma saída para ampliar o financiamento climático. Durante a COP29, em Baku, as partes concordaram em fornecer US$ 300 bilhões para países em desenvolvimento até 2035.

Segundo especialistas, no entanto, o valor necessário chega a US$ 1,3 trilhão. Na carta, Corrêa do Lago chama os empresários para terem maior engajamento nas soluções climáticas.

“Em Belém, o setor privado terá uma oportunidade sem precedentes de liderar o mundo com rapidez e em escala. Estamos convocando as empresas a comparecerem e se engajarem por meio de soluções, parcerias, investimentos e ideias”, diz.

Últimas Notícias

Rádio mantém força: mais de 79% dos brasileiros seguem ouvindo, diz pesquisa

O rádio continua sendo um dos meios de comunicação...

Zoológico de Brasília recebe programação especial neste fim de semana

O Zoológico de Brasília promove, a partir desta sexta-feira...

Governo inicia consultas para aplicar reciprocidade tarifária sobre os Estados Unidos

O governo brasileiro deu mais um passo visando a...

PF mira fraudes a cartões da Caixa Econômica

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (29/8), a Operação...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Pai de Felipe Anderson, do Palmeiras, é condenado a 14 anos por duplo homicídio no DF

Sebastião Tomé Gomes, pai do jogador Felipe Anderson, do...

O que se sabe sobre operação que envolve, Faria Lima, PCC e setor de combustíveis

A Operação Carbono Oculto, deflagrada na manhã desta quinta-feira,...

Fim de semana no DF; confira algumas opções culturais

Brasília terá um fim de semana repleto de cultura,...

PGR é contra a presença de agentes da PF dentro da casa de Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta sexta-feira...

Rádio mantém força: mais de 79% dos brasileiros seguem ouvindo, diz pesquisa

O rádio continua sendo um dos meios de comunicação...

notícias relacionadas

Pai de Felipe Anderson, do Palmeiras, é condenado a 14...

Sebastião Tomé Gomes, pai do jogador Felipe Anderson, do Palmeiras, foi condenado a 14 anos de prisão em regime inicialmente fechado por duplo homicídio....

O que se sabe sobre operação que envolve, Faria Lima,...

A Operação Carbono Oculto, deflagrada na manhã desta quinta-feira, 28, é a maior da história do País contra a infiltração do crime organizado na...

PGR é contra a presença de agentes da PF dentro...

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta sexta-feira (29) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário ao pedido da Polícia Federal (PF) para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui