A Prefeitura do Rio de Janeiro criou o “Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil”, no centro da cidade, em homenagem à cantora e empresária Preta Gil, que faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, vítima de um câncer no intestino.
O decreto foi publicado nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial e destacou a importância de Preta no carnaval de rua na região central da cidade. Segundo o texto, a artista foi “decisiva” para transformar o centro em um “espaço urbano de cidadania cultural”.
O trajeto do circuito começa na Rua 1º de Março, entre as ruas do Rosário e do Ouvidor, e segue até a Avenida Presidente Antônio Carlos, próximo à Rua Araújo Porto Alegre. Blocos de rua autorizados pela Riotur e pela Secretaria Municipal de Cultura poderão utilizar o percurso, conforme o planejamento anual.
Preta Gil fundou em 2009 o famoso “Bloco da Preta”, que chegou a reunir milhões de foliões nas ruas do Rio.
Filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria. Ela também foi uma das fundadoras da agência de marketing digital Mynd e lançou quatro álbuns de estúdio, além de CDs e DVDs ao vivo.
Segundo a família, o corpo será velado no Rio de Janeiro, mas ainda não há previsão para a chegada ao Brasil.