O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ameaçou taxar os países e aliados do BRICS após supostas políticas antiamericanas. Nesta terça-feira (8), Trump declarou que os países do BRICS poderão sofrer uma tarifa de 10% “muito em breve”. Segundo ele, o bloco está tentando prejudicar os EUA ao buscar substituir o dólar como moeda padrão mundial.
“Tudo bem se eles quiserem jogar esse jogo, mas eu também sei jogar. Então qualquer país que estiver no BRICS vai receber uma tarifa de 10%, só por esse motivo”, afirmou Trump a jornalistas na Casa Branca.
O BRICS é formado por Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã.
Para Trump, perder o dólar como referência global seria equivalente a “perder uma guerra mundial”. Ainda não há, contudo, nenhum decreto formal em andamento, segundo autoridades americanas.
O Brasil, atual presidente do bloco, defende reduzir a dependência do dólar nas transações internas, com planos de desenvolver mecanismos de pagamento em moedas locais.