back to top
22.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Harry Styles: Venda de ingressos para shows do...

A venda de ingressos para os shows de Harry Styles no Brasil começa nesta segunda-feira, 26, com uma pré-venda restrita a um grupo específico...

Agências do trabalhador têm vagas com salários de...

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quinta-feira (22), 609 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes...

Final de semana brasiliense tem sessões de ‘O...

De lutas de MMA a oficinas de arte, passando por contação de histórias e sessões do filme O Agente Secreto, indicado ao Oscar quatro...

Deivis Marcon Antunes, presidente do Rioprevidência, é alvo...

O presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, é um dos alvos da Operação Barco de Papel, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 23,...

90% dos brasileiros preferem atividades culturais online, como música, filmes e séries

O brasileiro tem preferido consumir bens culturais sem sair de casa. É o que aponta a pesquisa Hábitos Culturais realizada pelo Observatório da Fundação Itaú divulgada na manhã desta terça-feira, 11. O estudo aponta que nos últimos 12 meses, 90% dos respondentes declararam ter feito alguma atividade online, como ouvir música (85%), assistir a filmes (74%) e séries (70%) em plataformas de streaming ou ouvir um podcast (54%).

O índice geral de pessoas que declaram ter feito alguma atividade cultural a distância é maior do que os 84% que disseram ter praticado alguma atividade presencial. Das cinco atividades culturais mais praticadas pelos brasileiros nos últimos 12 meses, quatro são digitais (confira o ranking completo ao longo da matéria).

O custo financeiro e o medo da violência estão entre as principais razões para que os brasileiros prefiram fazer este tipo de atividade sem sair de casa. Quase um terço (30%) da população entre 16 e 65 anos evita ir a eventos ao ar livre, shows, festas folclóricas, populares e típicas e até o cinema por questões de custo e de segurança.

A preocupação com o dinheiro é mais acentuada entre as mulheres (36%) do que entre os homens (33%). Os custos mais citados que impedem o acesso são o preço dos ingressos (22%) e o gasto com transporte (19%).

Insegurança

Já em relação ao medo, o principal receio (47%) é a ocorrência de assaltos ou furtos na região dos espaços culturais. A reclamação sobre a falta de policiamento nos arredores dos locais de eventos atinge 42%.

A violência de gênero também se destaca como barreira: 21% mencionam violência contra mulheres ou assédio nos espaços culturais ou arredores, porcentagem que sobe para 28% quando consideradas apenas as mulheres.

As questões financeiras e a insegurança tendem a ser mais citadas como barreiras por residentes de cidades de grande porte (43% citam o financeiro; 49% a insegurança), quando comparadas a municípios de médio ou pequeno porte.

Em contrapartida, no ambiente digital, a comodidade e a facilidade de acesso são a principal motivação para 45% dos usuários online, um crescimento de 9 pontos percentuais em relação a 2024. A segurança é o segundo maior motivo para a migração virtual, citada por 34%.

Ranking das atividades culturais

Das cinco atividades culturais mais praticadas pelos brasileiros nos últimos 12 meses, quatro são digitais. Confira o ranking completo abaixo

Ouviu música online (85%)

Assistiu a filmes em plataformas de streaming (74%)

Assistiu a séries online (70%)

Participou de eventos ao ar livre (61%)

Ouviu podcasts (54%)

Leu livros impressos (53%)

Assistiu a novelas (53%)

Foi a shows de música (45%)

Foi a festas folclóricas, populares e típicas (42%)

Jogou games on-line (41%)

Foi ao cinema (37%)

Participou de atividades infantis (35%)

Leu e-books (35%)

Foi a espetáculo ou apresentação de dança (33%)

Foi a exposições (27%)

Frequentou centros culturais (26%)

Foi a espetáculo de teatro (22%)

Foi a bibliotecas (20%)

Foi ao circo (18%)

Foi a museus (16%)

Foi a festivais literários (13%)

Foi a festivais de música (13%)

Foi a saraus de poesia e literários (10%)

Com o consumo de plataformas de streaming em alta, a pesquisa quis saber quais as mais populares. A Netflix encabeça esse ranking, com 64%. Em seguida aparecem: YouTube Premium (33%), Globoplay (25%) e Prime Video (23%).

Dinâmicas por classes sociais

No entanto, mesmo no consumo online, as disparidades persistem. O acesso a filmes, séries e podcasts é superior entre pessoas autodeclaradas brancas e à medida que aumenta a escolaridade e a classe econômica.

No ambiente presencial, as desigualdades são acentuadas pela escolaridade e condição socioeconômica. O índice de consumo cultural presencial é de 96% entre indivíduos com ensino superior, caindo para 70% entre aqueles com ensino fundamental. Na classe A/B, 93% participaram de atividades culturais, contra 71% na classe D/E.

Pessoas autodeclaradas brancas têm maior acesso ao cinema (80%), teatro (64%) e museus (64%) em comparação com pessoas negras (69%, 51% e 48%, respectivamente).

Metodologia

A pesquisa Hábitos Culturais, em sua 6ª edição, foi realizada pelo Observatório Fundação Itaú, com apoio técnico do Datafolha. O levantamento ouviu 2.432 indivíduos com idade entre 16 e 65 anos em todo o país. As entrevistas foram quantitativas, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional. O campo foi realizado entre os dias 11 e 26 de agosto. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para o total da amostra, considerando um nível de confiança de 95%.

Últimas Notícias

Senado dos EUA bloqueia pacote de gastos em disputa por imigração e eleva chances de shutdown

Os democratas do Senado nos EUA votaram nesta quinta-feira,...

Irã: forças navais devem realizar novos exercícios com munição real perto do Estreito de Ormuz

As forças navais da Guarda Revolucionária do Irã devem...

Lady Gaga se apresentará na cerimônia do Grammy de 2026

Lady Gaga foi confirmada e vai se apresentar na...

Ivete Sangalo é denunciada ao Ministério Público após dançar com criança

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) analisa uma denúncia...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

‘Estamos em ano eleitoral, subindo nas pesquisas’, diz deputado após receber PF em casa

O deputado Eduardo Velloso (União Brasil-AC) afirmou nesta quinta-feira,...

Saldo líquido de empregos em 2025 é de 1.279.498, pior da série, mostra Caged

O mercado de trabalho formal registrou um saldo positivo...

Corrida de Reis altera o trânsito de Brasília neste sábado (31)

Neste sábado (31), a partir das 13h, durante a...

Toffoli: após investigações do caso Master, será possível examinar remessa à 1ª instância

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli...

Senado dos EUA bloqueia pacote de gastos em disputa por imigração e eleva chances de shutdown

Os democratas do Senado nos EUA votaram nesta quinta-feira,...

notícias relacionadas

‘Estamos em ano eleitoral, subindo nas pesquisas’, diz deputado após...

O deputado Eduardo Velloso (União Brasil-AC) afirmou nesta quinta-feira, 28 - após ter endereços vasculhados pela Polícia Federal em uma investigação sobre irregularidades em...

Saldo líquido de empregos em 2025 é de 1.279.498, pior...

O mercado de trabalho formal registrou um saldo positivo 1 279.498 carteiras assinadas em 2025, de acordo com os dados do Cadastro Geral de...

Toffoli: após investigações do caso Master, será possível examinar remessa...

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli vai analisar a possibilidade de remessa das investigações sobre o Banco Master à primeira instância...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui