Como parte da campanha Agosto Lilás, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) inicia, em parceria com a Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras (Amaac) e o Instituto Bem IA, uma série de ações nos condomínios residenciais da região voltadas à prevenção da violência de gênero e ao fortalecimento da autonomia feminina. Pela primeira vez, atividades como oficinas, rodas de conversa, apoio psicossocial e ações voltadas à saúde emocional serão realizadas dentro dos espaços onde as mulheres vivem.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância da iniciativa. “Águas Claras tem alto índice de subnotificação de violência doméstica. Muitas mulheres não denunciam por medo ou desconhecimento. Levar a política pública até elas é fundamental”, afirmou. As atividades ocorrem com o apoio de síndicos e da comunidade local e incluem distribuição de material informativo sobre os direitos das mulheres e os canais oficiais de denúncia.
A iniciativa, que teve início no evento “É Direito Dela Ser Feliz”, realizado em julho, também conta com a participação de escolas particulares, shoppings e do 17º BPM. A proposta é ampliar o modelo para outras regiões administrativas com grande número de condomínios, como Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Noroeste, Samambaia e Ceilândia.


