back to top
19.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Morre Constantino Júnior, fundador da Gol, aos 57...

Morreu na manhã deste sábado, 24, em São Paulo, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas...

Oposição protocola requerimento de CPMI do Banco Master

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta terça-feira, 3, um requerimento de instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito...

Capital Moto Week 2025 une rock, motociclismo e...

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) marca presença no Capital Moto Week 2025 com uma programação voltada à educação ambiental e sustentabilidade. Até 1º...

A escolha de retomar laços: GDF oferece passagens...

A ruptura ou o enfraquecimento dos vínculos familiares está entre os fatores que levam pessoas à situação de vulnerabilidade extrema. Em muitos casos, conflitos...

Alcolumbre diz que divergências não podem virar ódio e Motta defende emendas em sessão da Casa

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), fizeram um pedido por pacificação, diálogo e serenidade entre os Poderes durante os discursos feitos nesta segunda-feira, 2, que ainda reservaram espaço para defender as emendas parlamentares.

Motta disse que cabe ao plenário “fazer valer a prerrogativa constitucional do Congresso de destinar as emendas parlamentares aos rincões Brasil afora”. Neste ano, o valor total de emendas aprovadas pelo Congresso chegou a R$ 62 bilhões.

“Cabe a este plenário, soberano e independente, perseguir esse caminho dia e noite, com votações de propostas de interesse do País. E fazer valer a prerrogativa constitucional do Congresso de destinar as emendas parlamentares aos rincões Brasil afora, que, na maioria das vezes, não estão aos olhos do Poder Público”, afirmou.

O presidente da Câmara também disse que a Casa seguirá com “independência e harmonia com os demais Poderes”. Ele pediu ajuda dos deputados para que 2026 seja um ano de “serenidade”. Em outubro, ocorrem as eleições gerais.

“Conto com os nobres Pares para fazermos de 2026 um ano de serenidade, de firmeza institucional e de entregas concretas”, disse.

Já Alcolumbre focou o discurso especialmente no assunto de pacificação. “Faço um apelo ao País: precisamos, mais do que nunca, de diálogo, de bom senso e de paz. Paz entre os grupos que defendem ideologias diferentes. Paz entre as instituições nacionais. Paz entre os Poderes da República”, afirmou o presidente do Congresso.

“Precisamos afirmar com responsabilidade: o dissenso não pode se transformar em ódio. Este Congresso Nacional sabe exatamente o seu papel nesse processo. Quando o Brasil tensiona, é aqui que ele se recompõe.”

Ele prosseguiu o discurso pedindo “respeito recíproco”. “Que este ano legislativo seja marcado pelo respeito recíproco e pela busca permanente de soluções para os desafios do nosso povo”, afirmou.

O presidente do Senado também saudou o discurso do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que pediu “autocontenção” dos ministros da Corte durante a reabertura dos trabalhos do STF nesta segunda-feira.

Os trabalhos do Congresso também foram reabertos nesta segunda-feira. Neste ano, a Casa celebrará seu bicentenário – algo também destacado por Alcolumbre e Motta em seus discursos.

“Do Império à República, da redemocratização aos desafios do presente, o Legislativo permanece um Poder a serviço do Brasil”, afirmou Alcolumbre. “É do respeito mútuo entre eles que nasce a estabilidade de que o Brasil precisa.”

Últimas Notícias

Macron diz que prepara diálogo com Putin, mas vê Rússia longe de acordo sobre a Ucrânia

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que estão...

Defesa de Daniel Vorcaro pede adiamento ou flexibilização de depoimento à CPMI do INSS

A defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master,...

Torcedores do Santos colocam faixas de protesto na Vila e no CT: ‘Vendem jóias, compram ilusão’

Torcedores do Santos protestaram com faixas estendidas na Vila...

GDF autoriza novo concurso com 1.197 vagas para carreira de Desenvolvimento e Assistência Social do DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, nesta terça-feira...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Defesa recorre à Primeira Turma do STF contra prisão de Filipe Martins

A defesa de Filipe Martins recorreu à Primeira Turma...

Oposição protocola requerimento de CPMI do Banco Master

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Câmara dos EUA aprova projeto de orçamento para encerrar paralisação parcial do governo

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou nesta terça-feira,...

Frei Sérgio Antônio Görgen, ex-deputado do RS, morre aos 70 anos

Um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem...

Macron diz que prepara diálogo com Putin, mas vê Rússia longe de acordo sobre a Ucrânia

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que estão...

notícias relacionadas

Defesa recorre à Primeira Turma do STF contra prisão de...

A defesa de Filipe Martins recorreu à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a decisão que manteve a prisão preventiva do...

Oposição protocola requerimento de CPMI do Banco Master

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta terça-feira, 3, um requerimento de instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito...

Câmara dos EUA aprova projeto de orçamento para encerrar paralisação...

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou nesta terça-feira, 3, o pacote de financiamento governamental de US$ 1,2 trilhão revisado pelo Senado para encerrar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui