O Brasil vai emitir vistos eletrônicos para estrangeiros que participarão da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP 30), marcada para ocorrer de 10 a 21 de novembro em Belém, no Pará. O objetivo é facilitar a entrada no país, com mais agilidade e segurança, durante o maior evento global sobre clima.
Até agora, a modalidade de e-Visto estava restrita a cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Com a mudança, representantes de todos os países que necessitam de visto poderão solicitar a documentação online, sem a necessidade de comparecer a consulados.
O governo estima a presença de 50 mil pessoas, entre autoridades, negociadores e representantes da sociedade civil de 198 países.
O desenvolvimento da plataforma é conduzido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Segundo o órgão, a tecnologia garante agilidade, inclusão e acessibilidade em um encontro de grande porte. Para solicitar o documento, é preciso ter a confirmação do credenciamento pela Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). A emissão é gratuita para todos que receberem a confirmação do credenciamento.
O prazo para o pedido do e-Visto é de até quatro semanas antes do evento. A emissão ocorre em até dez dias úteis e o documento terá validade até 31 de dezembro de 2025, permitindo múltiplas entradas dentro deste período.


