O Distrito Federal vive um dos melhores momentos de sua história no setor do turismo. O primeiro semestre de 2025 fechou com recordes de visitação e reconhecimento internacional. A capital federal foi eleita um dos 25 destinos globais mais procurados pela plataforma Airbnb e também entrou no ranking da InsureMyTrip como destino favorito de trabalhadores digitais.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o movimento de turistas internacionais no Aeroporto Internacional de Brasília cresceu 39%. Apenas em abril, o terminal registrou um recorde de 890 milhões de passageiros-quilômetros pagos (RPK), métrica usada para mensurar a demanda por transporte aéreo.
Grandes eventos têm contribuído para essa movimentação. O aniversário de Brasília atraiu cerca de 1 milhão de pessoas, a Via Sacra do Morro da Capelinha reuniu 150 mil fiéis e o 33º Congresso Abes/Fitabes trouxe mais de 10 mil participantes para a capital.
Além da arquitetura icônica e das atrações cívicas, Brasília vem se destacando como referência em sustentabilidade. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleita a cidade mais sustentável do Centro-Oeste, segundo o Ranking de Cidades Sustentáveis 2025, elaborado pela plataforma Bright Cities.
“Temos trabalhado com planejamento, inovação e diálogo com o setor para transformar experiências e fortalecer a imagem da capital como destino nacional e internacional”, revela o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.