A Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, na manhã desta quarta-feira (20), projeto de decreto legislativo, que concede o Título de Cidadã Honorária de Brasília para a atriz e escritora Fernanda Torres. A proposta é de iniciativa do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD). A proposta ainda será analisada pelo Plenário da Casa.
“Com uma trajetória brilhante e diversificada, Fernanda Torres continua sendo uma artista inovadora e uma figura central na cultura brasileira, transitando com maestria entre diferentes formas de arte e inspirando gerações de criadores e intérpretes”, enfatiza o parlamentar.
Carreira
Fernanda Torres iniciou a trajetória artística aos 13 anos. Estreou no cinema em 1983, com o filme Inocência, baseado no livro de mesmo nome do escritor Visconde de Taunay. Em 1986, aos 20 anos, se tornou a primeira brasileira a ganhar o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes pela atuação em Eu Sei que Vou Te Amar, obra dirigida por Arnaldo Jabor.
Na televisão, Fernanda Torres é amplamente reconhecida pelas personagens Vani, do seriado Os Normais (2001), e Fátima, em Tapas & Beijos (2011-2015).
Além de atriz, Fernanda é escritora. Lançou seu primeiro romance, Fim, em 2013, que foi aclamado pela crítica e adaptado para uma série em 2023.
Vencedora do Globo de Ouro em 2025 na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama, pela atuação como a advogada Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui (2024), dirigido por Walter Salles. Na ocasião, tornou-se a primeira mulher latino-americana, lusófona e brasileira a vencer o prêmio.


