O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) aprovou, nesta quinta-feira (31), o texto da nova versão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). Após 16 anos da última revisão, o anteprojeto segue agora para a Câmara Legislativa do DF (CLDF), onde deve ser votado até o fim do ano.
A atualização do Pdot é considerada um marco para o futuro do DF. A proposta define diretrizes para o uso e ocupação do solo, incluindo áreas urbanas, rurais e ambientalmente sensíveis. Entre os destaques estão: regularização de 28 áreas informais, com benefício direto para 20 mil famílias; foco em moradia digna; estratégias para mobilidade sustentável; e ações de enfrentamento às mudanças climáticas.
Mais de 15 mil contribuições populares foram incorporadas durante o processo, que contou com 86 eventos públicos e uma plataforma digital interativa. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e presidente do Conplan, Marcelo Vaz, a aprovação é resultado de um extenso diálogo com a sociedade. “Foi um debate muito bem feito, ouvindo demandas e formulando propostas a partir do que a população precisa”, afirmou.
A Câmara Legislativa se comprometeu a votar o projeto até dezembro. O presidente da CLDF, Wellington Luiz, chamou a aprovação de um “presente de Natal para a sociedade”.