back to top
18.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Harry Styles: Venda de ingressos para shows do...

A venda de ingressos para os shows de Harry Styles no Brasil começa nesta segunda-feira, 26, com uma pré-venda restrita a um grupo específico...

Agências do trabalhador têm vagas com salários de...

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quinta-feira (22), 609 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes...

Deivis Marcon Antunes, presidente do Rioprevidência, é alvo...

O presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, é um dos alvos da Operação Barco de Papel, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 23,...

Morre Constantino Júnior, fundador da Gol, aos 57...

Morreu na manhã deste sábado, 24, em São Paulo, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas...

Delegação do Brasil na ONU deixa Assembleia-Geral durante discurso de Netanyahu

A delegação brasileira se retirou do salão do Debate Geral da Assembleia-Geral da ONU no momento em que o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, subiu ao púlpito nesta sexta-feira, 26. Representantes de outras dezenas de países fizeram o mesmo, enquanto o israelense era aplaudido por alguns membros do salão e o presidente da sessão pedia ordem.

Além do Brasil, se retiraram do salão quase todos os representantes de países árabes e muçulmanos, alguns de países africanos e alguns europeus, em protesto à ofensiva israelense na Faixa de Gaza que está perto de completar dois anos.

Imagens do salão vazio mostraram os assentos desocupados da Palestina, Arábia Saudita, Tunísia, Sri Lanka, Coreia do Sul, Turquia, Senegal, Venezuela, Irã (que substituiu sua delegação por imagens de crianças que diziam ter sido mortas por Israel), entre outros.

A saída da delegação brasileira ecoa o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da Assembleia-Geral na terça-feira, 23, no qual criticou o ataque terrorista do Hamas de 7 de outubro de 2023 e emendou que “nada, absolutamente nada, justifica o genocídio em curso em Gaza”.

A delegação americana, que apoiou Netanyahu em sua campanha contra o Hamas, permaneceu no local. As poucas potências mundiais presentes, Estados Unidos e Reino Unido, não enviaram seus funcionários mais graduados ou mesmo seu embaixador na ONU para sua seção. Em vez disso, ela foi preenchida com diplomatas mais juniores e de baixo escalão.

Embora o salão onde ficam os representantes das nações estivesse esvaziado, a galeria onde ficam os convidados dos Estados estava lotada. Israel também trouxe convidados no ano passado, que aplaudiram e comemoraram os comentários de Netanyahu após a saída dos diplomatas.

O premiê abriu os debates do quatro dia de assembleia acusando os líderes que reconheceram o Estado palestino de antissemitismo e disse que os palestinos são contra a solução de dois Estados para dois povos.

Enquanto vozes gritavam repetidamente na plateia, Netanyahu iniciou seu discurso detalhando os ataques de seu país contra oponentes e vizinhos do Oriente Médio, que, segundo ele, eliminaram ameaças a Israel, e leu uma lista com os nomes dos reféns mantidos em Gaza.

Netanyahu enfrenta isolamento internacional, acusações de crimes de guerra e crescente pressão para pôr fim a um conflito que ele continua a agravar. O discurso desta sexta foi sua chance de contestar a maior plataforma da comunidade internacional.

Ele negou que Israel estivesse cometendo genocídio, citando como prova a emissão repetida de ordens de retirada de civis em Gaza

Esta semana, cerca de 10 países, incluindo França, Reino Unido e Canadá, aliados de longa data de Israel, reconheceram o Estado palestino como parte de um esforço para promover uma solução de dois Estados para o conflito. Em seus discurso hoje, Netanyahu disse que esses países enviaram uma mensagem de que “assassinar judeus compensa”.

Em resposta aos reconhecimentos, alguns membros da coalizão de direita de Netanyahu pediram a anexação de toda ou parte da Cisjordânia ocupada por Israel. Isso poderia colocar o líder israelense em desacordo com seu aliado mais forte, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que esta semana garantiu aos líderes mundiais que não permitiria a anexação.

Como já fez muitas vezes nas Nações Unidas, ele ergueu um mapa da região intitulado “A MALDIÇÃO”. Subiu ao pódio usando um broche especial para reféns com um QR Code que leva a um local por volta de 7 de outubro, criado especialmente para fins de diplomacia pública internacional. Os membros da delegação do primeiro-ministro, ministros e seus acompanhantes também usavam broches idênticos.

A União Europeia está considerando impor tarifas e sanções contra Israel pelo prolongamento da . A assembleia aprovou este mês uma resolução não vinculativa instando Israel a se comprometer com uma nação palestina independente, o que Netanyahu disse ser inviável.

Mandado de prisão

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão acusando Netanyahu de crimes contra a humanidade, o que ele nega E a mais alta corte da ONU está avaliando a alegação da África do Sul de que Israel cometeu genocídio em Gaza, que refuta veementemente.

Também houve protestos ao discurso do lado de fora da assembleia Centenas de manifestantes começaram a se reunir na Times Square, em frente ao prédio das Nações Unidas, logo cedo pela manhã. A multidão aplaudiu ruidosamente quando os organizadores anunciaram que os chefes de Estado haviam saído em massa da Assembleia Geral durante o discurso.

Netanyahu discursou um dia depois do líder palestinos Mahmoud Abbas, no qual condenou o ataque do Hamas e o antissemitismo e disse que está pronto para um governo palestino sem a participação do grupo terrorista. O presidente da autoridade palestina discursou em um vídeo gravado, pois teve o visto para ir aos Estados Unidos negado. (Com agências internacionais).

Últimas Notícias

Carlos Viana pede prorrogação da CPMI do INSS

Senadores e deputados poderão ganhar mais tempo para a...

Exército autoriza Mauro Cid a passar para reserva remunerada

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, autorizou a...

Irã reafirma que terá resposta imediata em caso de agressão militar dos EUA

Ali Shamkhani, assessor do Líder Supremo do Irã, o...

Harry Styles anuncia mais dois shows em SP

Após grande sucesso de vendas, Harry Styles anunciou mais...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Nova temporada de Ted Lasso ganha fotos inéditas e previsão de estreia

A quarta temporada de Ted Lasso ganhou suas primeiras...

Polícia investiga furto a casa de tio de Suzane von Richthofen, na zona sul de SP

A Polícia Civil de São Paulo investiga um furto...

Vamos esperar Kassab dar ‘fumacinha branca’ para definir candidato do PSD, diz Caiado

Os três pré-candidatos à Presidência pelo PSD - Eduardo...

‘Dirty Dancing’ ganhará sequência com atriz do filme original

A Lionsgate confirmou uma sequência do clássico Dirty Dancing....

Carlos Viana pede prorrogação da CPMI do INSS

Senadores e deputados poderão ganhar mais tempo para a...

notícias relacionadas

Nova temporada de Ted Lasso ganha fotos inéditas e previsão...

A quarta temporada de Ted Lasso ganhou suas primeiras imagens oficiais nesta quarta-feira, 28, e teve sua previsão de estreia revelada pela AppleTV: os...

Polícia investiga furto a casa de tio de Suzane von...

A Polícia Civil de São Paulo investiga um furto à casa do médico Miguel Abdalla Neto, tio de Suzane von Richthofen, que foi encontrado...

Vamos esperar Kassab dar ‘fumacinha branca’ para definir candidato do...

Os três pré-candidatos à Presidência pelo PSD - Eduardo Leite, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado - sinalizaram nesta quarta-feira, 28, que a escolha do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui