Com o lema “Brasil Soberano”, o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro reuniu, neste domingo (7), cerca de 45 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo estimativa do Palácio do Planalto. A celebração da Independência do Brasil teve duração aproximada de duas horas.
O evento foi estruturado em três eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro, além de contar com a tradicional participação das tropas das Forças Armadas — Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira.
O desfile, que começou a partir das 9h, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros e outras autoridades. “Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro. Mantemos relações amigáveis com todos os países, mas não aceitamos ordens de quem quer que seja. O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, ressaltou Lula em pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite de sábado (6/9), em razão do 7 de Setembro.
A recepção oficial ao presidente Lula deu início ao Desfile de 7 de Setembro. A solenidade foi marcada pela execução do Hino Nacional e pela parada Cívico-Militar.
Entre os momentos mais aguardados, a Esquadrilha da Fumaça realizou acrobacias aéreas que encantaram o público presente. A tribuna presidencial recebeu diversas autoridades que acompanharam as celebrações da Independência.
No entanto, nenhum dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) compareceu.


