O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que, após a publicação da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), na terça-feira (9), que estabelece novas regras nacionais para o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), iniciou a análise dos impactos da norma no âmbito do Distrito Federal. As mudanças foram oficializadas pelo Governo Federal e regulamentadas pelo Contran.
Por se tratar de diretrizes de aplicação nacional, cabe aos Departamentos de Trânsito dos estados e do Distrito Federal implementar os procedimentos operacionais necessários ao cumprimento da norma.
*O Detran-DF teve acesso à Resolução com sua publicação em edição extra do Diário Oficial da União de ontem e aos manuais técnicos somente nesta data. Como a norma não prevê vacatio legis , as adaptações exigirão um período de transição cuidadoso, necessário para plena implementação das mudanças e para o ajuste dos procedimentos pelas diversas áreas do Departamento”, informa.
No momento, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal avalia os impactos técnicos, operacionais e tecnológicos da nova regulamentação, bem como os ajustes que deverão ser realizados nos sistemas internos e nos fluxos de atendimento.
Segundo o órgão, informações sobre prazos, orientações e etapas de implementação serão divulgadas oportunamente pelos canais oficiais do Detran-DF.


