back to top
11.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

PF: Bolsonaro sem redes sociais, sem contato com...

O ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira. Além de dois mandados de busca e apreensão — em...

PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro e...

A Polícia Federal cumpre, nesta sexta-feira (18/7), dois mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Um na residência de Bolsonaro e outro na sede do...

“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro sobre operação da PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro define a operação da Polícia Federal feita nesta sexta-feira (18/7) como uma "suprema humilhação". Nesta manhã, a PF cumpriu dois...

Mané Mercado inaugura em breve nova unidade em...

Águas Claras se prepara para ganhar um novo ponto de encontro para os amantes da boa gastronomia: a segunda unidade do Mané Mercado no...

Endividamento sobe a 78,4% das famílias em junho e inadimplência estabiliza em 29,5%, diz CNC

Os brasileiros ficaram mais endividados em junho, mas a inadimplência se manteve estável, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A proporção de famílias com contas a vencer cresceu de 78,2% em maio para 78,4% em junho, o quinto mês consecutivo de altas, apontou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Em relação a junho de 2024, porém, quando 78,8% das famílias estavam endividadas, houve uma queda de 0,4 ponto porcentual.

A pesquisa considera como dívidas as contas a vencer nas modalidades cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa.

A CNC acrescenta que houve ligeira piora na percepção do endividamento, com um aumento na fatia de pessoas que se consideram “muito endividadas”, alcançando o nível de 15,9% em junho, ante 15,5% em maio.

A proporção de consumidores com contas em atraso ficou em 29,5% em junho, ante também 29,5% em maio. Um ano antes, em junho de 2024, a proporção de famílias inadimplentes era de 28,8%.

“Os consumidores estão preocupados com os custos de prolongar dívidas. Esse comportamento revela uma postura mais consciente diante do crédito mais caro, em meio a um cenário em que a inflação permanece pressionando o orçamento doméstico. Esses fatores podem limitar a recuperação do consumo nos próximos meses”, avaliou o presidente da CNC, José Roberto Tadros, em nota.

A proporção de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar suas dívidas vencidas, ou seja, que permaneceriam inadimplentes, seguiu em 12,5% em junho, mesmo nível de maio. Essa parcela era de 12,0% em junho de 2024.

O porcentual de famílias comprometidas com dívidas por mais de um ano continuou em queda pelo sexto mês seguido, descendo a 32,2% em junho, o menor nível desde março de 2024, quando estava em 31,7%. Por outro lado, houve aumento do comprometimento da renda com dívidas por até seis meses, “mostrando que o endividamento está sendo cada vez mais de curto prazo”.

Houve redução também no tempo de inadimplência: a fatia de famílias com contas vencidas há mais de 90 dias desceu a 47,3% em junho, o que reduziu o tempo médio das dívidas em atraso para 64,1 dias. Em maio, a média de atraso era de 64,3 dias.

“Outra boa notícia é que o comprometimento da renda apresentou melhora. O percentual de famílias que entregam mais da metade da renda para o pagamento dos débitos caiu para 19,2%, fazendo a média do orçamento familiar destinada a este fim cair para 29,6% – um recuo de 0,2 ponto percentual frente a maio e de 0,3 p.p. frente a junho de 2024”, completou a CNC.

O cartão de crédito mantém a liderança como a modalidade mais utilizada, mencionada por 83,3% dos endividados, mas perdeu espaço em relação à fatia de 86,4% registrada em junho do ano passado. Na direção oposta, os carnês cresceram em um ano, com uma fatia de 17,0% de menções em junho de 2025, ante 16,0% em junho de 2024.

Classe média baixa mais endividada

Na passagem de maio para junho, as famílias de classe média baixa ficaram mais endividadas e mais inadimplentes.

No grupo com renda familiar mensal de até três salários mínimos, a proporção de endividados subiu de 81,0% em maio para 81,1% em junho. Na classe média baixa, com renda de três a cinco salários mínimos, a proporção de endividados aumentou de 80,3% para 80,9% No grupo de cinco a dez salários mínimos, houve redução de 78,9% para 78,7%. No grupo com renda acima de 10 salários mínimos mensais, essa fatia caiu de 67,6% para 67,5%.

Quanto à inadimplência, no grupo com renda familiar mensal de até três salários mínimos, a proporção de famílias com dívidas em atraso permaneceu em 36,9% em junho, ante 36,9% em maio. Na classe média baixa, com renda de três a cinco salários mínimos, a proporção de inadimplentes aumentou de 28,9% em maio para 29,4% em junho. No grupo de cinco a dez salários mínimos, houve elevação de 22,8% para 22,9%. No grupo que recebe acima de 10 salários mínimos mensais, a fatia de inadimplentes diminuiu de 15,0% para 14,9%.

O endividamento das famílias brasileiras deve continuar crescendo ao longo do ano, segundo o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes.

“A tendência é que até o fim do ano esse número suba ainda mais. No entanto, a expectativa de aumento da inadimplência pode conter esse crescimento. A CNC projeta famílias mais endividadas em até 2,5 pontos percentuais e mais inadimplentes em 0,7 ponto percentual. O cenário exige atenção, especialmente com o impacto de novos programas de crédito do governo”, alertou Bentes, em nota.

 

*Estadão Conteúdo/Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

Últimas Notícias

Arthur Elias mostra ansiedade por 1º título com a seleção feminina: ‘Estou muito empolgado’

Arthur Elias costuma ser discreto, mas sempre confiante. Neste...

‘Homem-Aranha 4’ ganha primeiro teaser, que revela novo uniforme do herói

O mais novo filme da franquia Homem-Aranha, intitulado Homem-Aranha:...

Secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, pede exoneração do cargo

O secretário de Estado de Economia do Distrito Federal,...

Morre José Roberto Guzzo, jornalista e colunista do ‘Estadão’

O jornalista e colunista do Estadão José Roberto Guzzo...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Recordista de títulos mundiais de Fórmula 1, com sete...

Europa vai trocar carimbo no passaporte por sistema eletrônico

A partir de 12 de outubro, turistas que entrarem...

Datafolha: governo Lula mantém reprovação de 40% e aprovação de 29% após tarifaço

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Colisão entre dois carros na via Estrutural deixa um morto

Uma colisão entre dois carros na via Estrutural, próximo...

Arthur Elias mostra ansiedade por 1º título com a seleção feminina: ‘Estou muito empolgado’

Arthur Elias costuma ser discreto, mas sempre confiante. Neste...

notícias relacionadas

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto:...

Recordista de títulos mundiais de Fórmula 1, com sete troféus, ao lado de Michael Schumacher, Lewis Hamilton não escondeu a decepção após ficar fora...

Europa vai trocar carimbo no passaporte por sistema eletrônico

A partir de 12 de outubro, turistas que entrarem em Portugal, Espanha, França, Itália ou outros 25 países na Europa podem não ter mais...

Datafolha: governo Lula mantém reprovação de 40% e aprovação de...

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue com reprovação de 40% e aprovação de 29%, segundo pesquisa Datafolha divulgada há pouco....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui