O Festival Latinidades começa nesta quarta-feira (23/7) e vai até 31 de julho, com o tema Mulheres Negras Movem o Mundo, no Distrito Federal.
Considerado o maior festival dedicado às mulheres negras da América Latina e Caribe, a 18ª edição do evento homenageia a intelectual negra Lélia Gonzalez (1935-1994).
A fundadora do Festival Latinidades e diretora do Instituto Afrolatinas, Jaqueline Fernandes, explica a reverência a Lélia Gonzalez por ser uma ativista pioneira e pelos ensinamentos que guiaram a trajetória de outras mulheres.
PROGRAMAÇÃO
A programação do Latinidades 2025 abrange atrações de artistas negros de diferentes territórios, como exposições, teatro, música e batalhas de rimas com MCs [mestre de cerimônias] convidados de todo o país, rodas de conversa e conferências, festival infantil, experiências imersivas; shows com artistas nacionais e internacionais.
Além da Feira Preta de empreendedorismo com 30 marcas lideradas por mulheres negras, na área externa do Museu Nacional da República, no centro de Brasília.
Para a fundadora do Festival Latinidades, a economia criativa é uma ferramenta estratégica de impacto, inovação e transformação social. “Quando mulheres negras são impulsionadas, toda a sociedade avança”, frisou.
Fonte: Agência Brasil