Mais mobilidade para a população da Fercal: a governadora Celina Leão inaugurou, nesta sexta-feira (26), a pavimentação de 2,7 km da DF-205 Oeste, na região do Catingueiro, que beneficia mais de 10 mil pessoas diariamente. Na ocasião, a chefe do Executivo assinou a ordem de serviço para a pavimentação da DF-326, na comunidade Lobeiral, com investimento previsto de R$ 2 milhões, e a reforma do Centro Comunitário do Alto Bela Vista.
As intervenções integram o conjunto de investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) para fortalecer a infraestrutura das áreas rurais, facilitar o acesso às comunidades, às escolas e ao escoamento da produção agrícola. “São entregas relevantes, principalmente as obras nas proximidades da escola, que são fundamentais para nós, pois garantem mais dignidade para que crianças e profissionais da educação possam chegar ao local com segurança e melhores condições”, ressaltou a governadora.
O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur, destacou a importância das obras de pavimentação para o desenvolvimento da região, que reúne comunidades rurais e grandes indústrias de cimento. “Estamos praticamente a 50 quilômetros do centro da capital, em uma área rural e industrial. Entregamos 2,7 km pavimentados e, quando toda a ligação até Brazlândia estiver pronta, conseguiremos retirar boa parte dos caminhões que hoje passam pelo centro de Brasília”, afirmou.
O trecho inaugurado contemplou serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, além de ciclovia, com investimento de mais de R$ 5,6 milhões. Segundo o presidente, a obra avança de forma gradual. “É uma obra cara e grande, mas estamos fazendo de pedacinho em pedacinho. A cada dois quilômetros, atendemos comunidades rurais e avançamos nessa importante ligação entre as regiões Norte e Oeste do Distrito Federal”, explicou Nacfur.
“Entregamos 2,7 km pavimentados e, quando toda a ligação até Brazlândia estiver pronta, conseguiremos retirar boa parte dos caminhões que hoje passam pelo centro de Brasília”
Fauzi Nacfur, presidente do DER
Impacto
Com investimento de R$ 2 milhões, a pavimentação de outra via, a DF-326, atenderá equipamentos públicos essenciais para a população: a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região, o Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol e a Escola Classe Lobeiral. A obra contempla 1,7 km da via, incluindo os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, com recursos e maquinários do DER-DF.
A pavimentação da estrada era aguardada há anos pela comunidade do Lobeiral. A diretora da Escola Classe Lobeiral, Samira Santana, afirma que a obra vai impactar diretamente a rotina dos 230 alunos da educação infantil e do ensino fundamental recebidos na unidade. “Hoje atendemos crianças que moram próximo da escola, mas também de comunidades mais distantes, como Engenho Velho e Queima Lençol. Todas dependem do transporte escolar, então a pavimentação vai ser muito importante para elas”, conta a diretora, que revela que os alunos já perceberam as mudanças da DF-205. “Algumas crianças já passaram pela DF-205, que foi pavimentada, e acharam excelente. Agora elas esperam o mesmo aqui.”
Dona de casa, Tereza Souza, 52 anos, afirma que a pavimentação na DF-326 é a realização de um sonho antigo
Moradora da região há mais de 20 anos, a dona de casa Tereza Souza, 52 anos, afirma que a pavimentação na DF-326 é a realização de um sonho antigo. “Essa pavimentação representa tudo para a gente, era esperada há muitos anos. Tenho uma filha que faz faculdade e é muito difícil para ela por causa da poeira”, comentou. “A comunidade recebe essa obra de braços abertos. É um orgulho ver a nossa estrada asfaltada. Vamos poder caminhar com tranquilidade, sem poeira no rosto, sem o cabelo ficar duro de poeira.”
Quem também comemora a autorização da obra é a artesã Aline Amaral, 36, que mora na comunidade desde que nasceu. Ela reforçou o benefício para a saúde e segurança dos moradores. “Tem muita poeira. Os carros passam o tempo todo e mal dá para enxergar a estrada. É muito ruim, prejudica a nossa saúde, a garganta fica ardendo por causa da poeira e a gente acaba adoecendo”, comentou Aline, que também costuma utiliza a DF-205. “Lá melhorou muito. Acabou boa parte da poeira, os carros passam com tranquilidade e não tem mais aqueles buracos. É essa melhora que a gente espera para a DF-326.”
Ponto de convivência
Com a autorização para reforma, o Centro Comunitário do Alto Bela Vista deve voltar a ser um ponto de encontro para a comunidade da região. O espaço foi construído há mais de uma década pelos próprios moradores, mas acabou abandonado ao longo dos anos. Neste ano, a comunidade doou o equipamento para a Administração Regional da cidade, que vai contratar empresa especializada para executar a reforma.
A transferência do Centro Comunitário do Alto Bela Vista para a Administração Regional da Fercal foi oficializada por meio do Diário Oficial do Distrito Federal, publicado em 6 de maio deste ano. Após a incorporação do imóvel ao patrimônio público, a Administração elaborou o projeto de reforma e iniciou o processo de contratação da empresa especializada para execução dos serviços. Localizado no KM 12 da DF 150, o centro comunitário vai voltar a ser palco de reuniões, cursos, oficinas, atividades culturais e ações voltadas ao fortalecimento da comunidade Alto Bela Vista.
*Agência Brasília/Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília


