A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi acionada na manhã deste sábado (30), por volta das 5h15, após um homem ameaçar detonar explosivos na Praça dos Três Poderes. Identificado como Daniel Mourão, ele estava em estado de agitação e alegava carregar artefatos em uma mochila.
Equipes do 6° Batalhão de Polícia Militar, que fazem policiamento 24 horas no local, realizaram o primeiro contato e iniciaram a negociação. Em paralelo, foram acionados os protocolos das Operações Gerente e Petardo, com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Por volta das 6h45, o Grupo de Intervenção Tática do Bope conseguiu deter o suspeito. Na sequência, o Esquadrão Antibombas fez a varredura e inspeção da mochila, constatando que não havia nenhum explosivo ou arma, somente itens de uso pessoal.
Segundo a PMDF, na mochila tinha somente itens de uso pessoal.
O homem recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião, já que apresentava sinais de distúrbios psiquiátricos. Após a avaliação médica, será encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia (5ª DP) para os procedimentos legais.
A PMDF ressaltou que a situação foi resolvida com segurança e sem danos à integridade física de nenhum civil, agente público ou patrimônio.