back to top
18.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Harry Styles: Venda de ingressos para shows do...

A venda de ingressos para os shows de Harry Styles no Brasil começa nesta segunda-feira, 26, com uma pré-venda restrita a um grupo específico...

Agências do trabalhador têm vagas com salários de...

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quinta-feira (22), 609 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes...

Final de semana brasiliense tem sessões de ‘O...

De lutas de MMA a oficinas de arte, passando por contação de histórias e sessões do filme O Agente Secreto, indicado ao Oscar quatro...

Deivis Marcon Antunes, presidente do Rioprevidência, é alvo...

O presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, é um dos alvos da Operação Barco de Papel, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 23,...

Indicação de Jorge Messias ao STF é rejeitada por 45% e aprovada por 30%, aponta pesquisa

Quase metade dos entrevistados (45%) reprova a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF), segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira, 19. Outros 30% dizem aprovar a escolha de Messias ao Supremo e 25% não souberam ou não responderam.

No mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu Messias para ocupar a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso na Corte. A indicação abriu uma crise que extrapolou a disputa por votos no Senado e colocou em xeque a relação do governo com a Casa.

Apesar do índice de rejeição, a aprovação é superior à registrada na indicação para o STF do então advogado pessoal de Lula, Cristiano Zanin. Em levantamento realizado em abril de 2023, quando o nome de Zanin ainda era especulado, 60% rejeitavam a escolha, 23% aprovavam e 17% não sabiam ou não responderam.

Mesmo com a repercussão negativa, apenas 35% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento da indicação de Jorge Messias ao STF

Entre os entrevistados que não se identificam nem com a esquerda nem com a direita, 44% desaprovam a escolha, enquanto 22% aprovam a indicação de Messias. Nesse grupo, 34% não souberam ou preferiram não responder.

Entre os que se declaram de direita, a rejeição é majoritária. Entre bolsonaristas, 73% desaprovam a indicação do AGU; entre os não bolsonaristas, o índice de desaprovação é de 74%. Aprovam o nome de Messias 11% dos bolsonaristas e 12% dos não bolsonaristas.

Já no campo da esquerda, os dados mostram maior divisão. Entre lulistas, 61% aprovam o nome de Messias e 16% o rejeitam. Entre os entrevistados de esquerda que não se identificam com Lula, 47% aprovam a indicação, enquanto 28% desaprovam.

A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais, entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2025. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos porcentuais.

Poder de indicação ao STF

A pesquisa também investigou a percepção dos entrevistados sobre o poder presidencial de indicar ministros ao STF. A indicação precisa passar pelo crivo do Senado. Para 54%, o presidente não deveria poder indicar livremente os nomes para a Corte. O porcentual representa uma queda em relação a junho de 2023, quando 59% defendiam essa posição.

Naquele ano, 34% acreditavam que o presidente poderia indicar quem quisesse. No levantamento mais recente, esse número subiu para 41%. Outros 5% não souberam ou não responderam.

O recorte ideológico mostra rejeição majoritária à ideia no campo da direita: 77% dos bolsonaristas e 79% dos entrevistados de direita não bolsonarista afirmam que o presidente não deve ter esse poder, resultados empatados dentro da margem de erro.

Na esquerda, novamente, há maior divergência. Entre lulistas, 77% defendem que o presidente possa indicar livremente os ministros do STF, e o porcentual que cai para 60% entre os entrevistados de esquerda não alinhados a Lula.

A indicação de Jorge Messias ao STF abriu uma crise, estremeceu a relação do governo com o Senado. Nos bastidores, a rejeição não se limita às bancadas de oposição. Ela alcança partidos do centro e é agravada pelo descontentamento do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), diante da decisão de Lula de não indicar o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga na Corte.

Entidades como Fórum Justiça, Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e a Plataforma Justa passaram a pressionar o governo federal para que Lula indicasse uma mulher para ocupar a vaga aberta no STF.

Atualmente, o Supremo conta com apenas uma ministra em sua composição, Cármen Lúcia, empossada em 2006 e com aposentadoria prevista para 2029. A Corte chegou a ter duas mulheres simultaneamente, cenário que se encerrou com a aposentadoria de Rosa Weber, em 2023.

Últimas Notícias

Carlos Viana pede prorrogação da CPMI do INSS

Senadores e deputados poderão ganhar mais tempo para a...

Exército autoriza Mauro Cid a passar para reserva remunerada

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, autorizou a...

Irã reafirma que terá resposta imediata em caso de agressão militar dos EUA

Ali Shamkhani, assessor do Líder Supremo do Irã, o...

Harry Styles anuncia mais dois shows em SP

Após grande sucesso de vendas, Harry Styles anunciou mais...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Nova temporada de Ted Lasso ganha fotos inéditas e previsão de estreia

A quarta temporada de Ted Lasso ganhou suas primeiras...

Polícia investiga furto a casa de tio de Suzane von Richthofen, na zona sul de SP

A Polícia Civil de São Paulo investiga um furto...

Vamos esperar Kassab dar ‘fumacinha branca’ para definir candidato do PSD, diz Caiado

Os três pré-candidatos à Presidência pelo PSD - Eduardo...

‘Dirty Dancing’ ganhará sequência com atriz do filme original

A Lionsgate confirmou uma sequência do clássico Dirty Dancing....

Carlos Viana pede prorrogação da CPMI do INSS

Senadores e deputados poderão ganhar mais tempo para a...

notícias relacionadas

Nova temporada de Ted Lasso ganha fotos inéditas e previsão...

A quarta temporada de Ted Lasso ganhou suas primeiras imagens oficiais nesta quarta-feira, 28, e teve sua previsão de estreia revelada pela AppleTV: os...

Polícia investiga furto a casa de tio de Suzane von...

A Polícia Civil de São Paulo investiga um furto à casa do médico Miguel Abdalla Neto, tio de Suzane von Richthofen, que foi encontrado...

Vamos esperar Kassab dar ‘fumacinha branca’ para definir candidato do...

Os três pré-candidatos à Presidência pelo PSD - Eduardo Leite, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado - sinalizaram nesta quarta-feira, 28, que a escolha do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui