A maioria dos brasileiros, o equivalente a 83%, afirma não ter visto peças criadas por inteligência artificial divulgadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo resultado da mais recente pesquisa da Genial/Quest, divulgada nesta quarta-feira (16/7), apenas 17% afirmaram ter conhecimento dos vídeos gerados por IA postados aliados do governo.
O PT tem usado produções do tipo para desgastar a oposição. As campanhas começaram com gravações que inflamavam o sentimento de “nós contra eles” e pediam a taxação dos super-ricos no País. Atualmente, o governo ataca opositores com peças de IA atribuindo aos bolsonaristas a culpa da sobretaxa de 50% dos produtos nacionais aplicada pelo presidente americano Donald Trump.
O estudo conduzido pela Genial/Quest, no entanto, apontou que dentre os petistas, 85% relatam não ter visto nenhum vídeo feito por IA. Apenas 14% dos apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viram as postagens, 1% dos entrevistados optou por não responder.
Os dados são similares entre os bolsonaristas, 78% dos entrevistados não viram as peças criadas por IA, enquanto apenas 22% viram.
Apesar das propagandas não estarem atingindo a maioria da população, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem se preocupado em responder às campanhas usando imagens e mensagens similares.
Os posts criados pela comunicação do governo Lula para propagar a agenda sobre justiça tributária por meio de campanha que pedia a taxação dos BBB (bilionários, bancos e bets) também não foram amplamente difundidos.
Fonte: Estadão Conteúdo / Fellipe Gualberto