Mais 140 famílias realizaram o sonho da casa própria com a entrega de unidades habitacionais no Sol Nascente. O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Codhab-DF, entregou mais uma etapa do residencial na Quadra 105, Trecho II, que faz parte dos conjuntos V1 e V2. Ao todo, o empreendimento contará com 420 apartamentos. O investimento, de aproximadamente R$ 95 milhões, é feito com recursos do PAC Pró-Moradia II e tem como foco famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na Codhab.
Durante a entrega, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância do projeto: “Essa é mais uma obra muito especial, porque foi feita exatamente para essas pessoas que estavam aqui em áreas que alagaram na última enchente da cidade e agora recebem suas moradias.” Já o presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, reforçou: “Essas 140 famílias que recebem as chaves hoje são todas oriundas da vulnerabilidade, vítimas das enxurradas recentes no Sol Nascente, especialmente aquelas do Projeto Caliandra, que viviam em situação precária.” A vice-governadora Celina Leão também participou: “Essa ação reforça o nosso compromisso com a inclusão social e o bem-estar de toda a nossa população”.
Para os moradores contemplados, a conquista é motivo de alívio e gratidão. “Morava em um barraco de madeira com infiltração e mofo, enquanto meu filho fazia tratamento contra o câncer. Hoje posso deitar a cabeça no travesseiro e pensar: é meu”, disse Aline Silvania dos Santos Florencio. “Morei de aluguel, depois de favor em uma igreja. Hoje, posso bater no peito e dizer: isso é meu”, comemorou Ana Lúcia dos Santos, de 48 anos. Nilva Fátima, de 61 anos, esperou 17 anos: “Eu estava quase indo para a rua e agora tenho um lar.”
Os apartamentos possuem entre 53,53 m² e 64,13 m², com dois ou três quartos, cozinha, área de serviço, banheiro e varanda. Alguns são adaptados para pessoas com deficiência. Desde 2019, o GDF entregou 1.008 unidades habitacionais no Sol Nascente. Outros 556 apartamentos estão em construção e mais 600 em fase de licitação. “Todas essas famílias que estão aqui receberão suas escrituras definitivas para que possam colocar debaixo do seu travesseiro e dizer: ‘Eu estou morando no que é meu’”, afirmou o governador.