back to top
25.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Harry Styles: Venda de ingressos para shows do...

A venda de ingressos para os shows de Harry Styles no Brasil começa nesta segunda-feira, 26, com uma pré-venda restrita a um grupo específico...

Agências do trabalhador têm vagas com salários de...

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quinta-feira (22), 609 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes...

Final de semana brasiliense tem sessões de ‘O...

De lutas de MMA a oficinas de arte, passando por contação de histórias e sessões do filme O Agente Secreto, indicado ao Oscar quatro...

Deivis Marcon Antunes, presidente do Rioprevidência, é alvo...

O presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, é um dos alvos da Operação Barco de Papel, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 23,...

Morre Silvio Tendler, o ‘cineasta dos sonhos interrompidos’, aos 75 anos

Morreu aos 75 anos nesta sexta-feira, 5, o cineasta Silvio Tendler. O documentarista enfrentava uma neuropatia diabética e foi vítima de uma infecção generalizada. A informação foi confirmada pela sua produtora, Caliban Produções Cinematográficas, no Instagram.

“Hoje, a Caliban se despede de seu fundador, o documentarista, utopista e admirador da vida, Silvio Tendler. Ele partiu aos 75 anos, após 57 de dedicação ao cinema nacional. Silvio deixa uma filha, um neto, mais de cem obras, incontáveis amigos, centenas de ex-alunos, uma legião de fãs e a semente da justiça social plantada em todos nós.”

Nascido em 1950, Silvio foi um documentarista, professor e historiador brasileiro conhecido como “o cineasta dos sonhos interrompidos”. Iniciou sua trajetória no cinema ainda jovem, em meados da década de 1960, e em 1968 assumiu como presidente da Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro. Desde então, destacou-se sobretudo por seus filmes biográficos focados em personalidades relevantes da política e da história brasileira. Produziu e dirigiu mais de uma centena de obras entre curtas, médias, longas-metragens e séries.

No início da carreira, Silvio atuou como assistente de direção de Paulo Alberto de Barros e realizou seu primeiro filme, sobre a Revolta da Chibata, sob sua tutela. Em 1969, iniciou o curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), mas acabou se exilando no Chile em 1970, onde passou a se dedicar integralmente ao cinema.

Dois anos depois, mudou-se para Paris, onde seguiu desenvolvendo seus trabalhos com grupos ligados ao audiovisual e se especializou em cinema documental.

Silvio retornou ao Brasil em 1976 e começou a produção de seu primeiro filme, Os Anos JK – Uma Trajetória Política, lançado em 1980. Começou a lecionar Cinema e História na PUC-Rio e seguiu dedicando-se ao cinema documental.

Nos anos seguintes, lançou mais dois títulos, até hoje entre os mais populares dos documentários brasileiros, O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981) e Jango (1984), sobre a trajetória política de João Belchior Marques Goulart; como não encontrou parceiros que topassem a empreitada em plena ditadura militar, criou a sua produtora, Caliban Produções Cinematográficas, especialmente para o lançamento de biografias de cunho histórico e social.

Em 1986, contribuiu para a fundação do Novo Cinema Latino-americano, Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano e do Comitê de Cineastas da América Latina.

Tendler seguiu trabalhando pelo cinema documental brasileiro ao longo das últimas décadas, tendo lançado documentários sobre a bacia do Rio Doce, o poeta Castro Alves, Glauber Rocha, Carlos Marighella, Milton Santos, Oswaldo Cruz e Tancredo Neves. Foi Secretário de Cultura e Esporte do Distrito Federal entre 1995 e 1996, e recebeu a Medalha JK do Ministério da Cultura em 2003. Também foi condecorado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Assembleia Legislativa.

Ao todo, recebeu mais de 60 medalhas, prêmios e condecorações ao longo da carreira e possui as três maiores bilheteiras do documentário brasileiro: Os anos JK – Uma Trajetória Política, O Mundo Mágico dos Trapalhões e Jango. Seu acervo particular de imagens, usado em suas pesquisas, possui mais de 80 mil títulos sobre a história do Brasil e do mundo.

Silvio deixa uma filha, Ana Rosa Tendler, um neto e a esposa, Fabiana Versasi. O velório ocorre no domingo, dia 7, às 11h, no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro.

Últimas Notícias

CPMI do INSS convoca Daniel Vorcaro, investigado por fraude no Banco Master

A CPMI do INSS ouve na próxima quinta-feira (5)...

PM pede a Moraes mudança em visitas e autorização para caminhadas de Bolsonaro na Papudinha

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) encaminhou ao...

Pedreiro e técnico em segurança do trabalho têm maiores salários desta quinta (29) nas agências do trabalhador

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

O prazo para adesão ao Programa de Incentivo de...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Sisu 2026: lista de aprovados na chamada regular está disponível

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 divulgou na...

Moraes nega visitas de Valdemar e Magno Malta a Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de...

Operação da PF apura desvios de emendas Pix de deputado federal do Acre usados para pagar show

A Polícia Federal (PF) deflagrou operação nesta quinta-feira, 29,...

Mano Menezes fecha com seleção peruana visando classificação para Copa de 2030, diz jornal

Mano Menezes será técnico da seleção peruana. O brasileiro...

CPMI do INSS convoca Daniel Vorcaro, investigado por fraude no Banco Master

A CPMI do INSS ouve na próxima quinta-feira (5)...

notícias relacionadas

Sisu 2026: lista de aprovados na chamada regular está disponível

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 divulgou na madrugada desta quinta-feira, 29, os resultados da chamada regular do programa. As listas estão disponíveis...

Moraes nega visitas de Valdemar e Magno Malta a Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para autorizar a visita...

Operação da PF apura desvios de emendas Pix de deputado...

A Polícia Federal (PF) deflagrou operação nesta quinta-feira, 29, para apurar suspeitas de desvios em emendas Pix enviadas pelo deputado federal Eduardo Velloso (União-AC)...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui