back to top
19.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Morre Constantino Júnior, fundador da Gol, aos 57...

Morreu na manhã deste sábado, 24, em São Paulo, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas...

Oposição protocola requerimento de CPMI do Banco Master

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta terça-feira, 3, um requerimento de instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito...

Capital Moto Week 2025 une rock, motociclismo e...

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) marca presença no Capital Moto Week 2025 com uma programação voltada à educação ambiental e sustentabilidade. Até 1º...

A escolha de retomar laços: GDF oferece passagens...

A ruptura ou o enfraquecimento dos vínculos familiares está entre os fatores que levam pessoas à situação de vulnerabilidade extrema. Em muitos casos, conflitos...

MP de Paris faz buscas em escritórios da X em investigação sobre abuso infantil e deepfake

Promotores franceses realizaram buscas nos escritórios da plataforma de mídia social X, de Elon Musk, nesta terça-feira, 3, como parte de uma investigação preliminar sobre uma série de supostos crimes, incluindo a disseminação de imagens de abuso sexual infantil e deepfakes.

A investigação foi aberta em janeiro do ano passado pela unidade de crimes cibernéticos da Procuradoria, informou o Ministério Público (MP) de Paris em comunicado. Ela apura suposta “cumplicidade” na posse e disseminação de imagens pornográficas de menores, deepfakes com conteúdo sexual explícito, ocultação de crimes contra a humanidade e manipulação de um sistema automatizado de processamento de dados como parte de um grupo organizado, entre outras acusações.

Os promotores também pediram que Elon Musk e a ex-CEO Linda Yaccarino comparecessem a “entrevistas voluntárias” em 20 de abril. Funcionários da X também foram intimados para depor como testemunhas na mesma semana, segundo o comunicado. Yaccarino foi CEO de maio de 2023 a julho de 2025.

Um porta-voz da empresa X não respondeu ao pedido de comentário.

Em uma mensagem publicada no X, a Procuradoria de Paris anunciou as buscas em andamento nos escritórios da empresa na França e afirmou que estava deixando a plataforma, ao mesmo tempo em que pediu aos seguidores que a acompanhassem em outras redes sociais

“Nesta fase, a condução da investigação baseia-se numa abordagem construtiva, com o objetivo final de garantir que a plataforma X cumpra a legislação francesa, uma vez que opera em território nacional”, afirmou o comunicado dos procuradores.

A Europol, agência policial da União Europeia, “está apoiando as autoridades francesas neste caso”, disse o porta-voz da Europol, Jan Op Gen Oorth, à Associated Press, sem dar mais detalhes.

A investigação foi aberta após relatos de um parlamentar francês alegando que algoritmos tendenciosos no sistema X provavelmente distorceram o funcionamento de um sistema automatizado de processamento de dados.

A medida foi posteriormente ampliada depois que o chatbot de inteligência artificial de Musk, Grok, gerou publicações que supostamente negavam o Holocausto e disseminavam deepfakes com conteúdo sexual explícito, segundo o comunicado. Negar o Holocausto é crime na França.

Grok escreveu em uma postagem amplamente compartilhada em francês que as câmaras de gás no campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau foram projetadas para “desinfecção com Zyklon B contra o tifo”, e não para assassinatos em massa – uma linguagem há muito associada à negação do Holocausto.

A empresa de inteligência artificial de Musk criou a xAI, que está integrada à sua plataforma X.

Em publicações posteriores em sua conta X, o chatbot reconheceu que sua resposta anterior estava errada, afirmou que ela havia sido apagada e apontou para evidências históricas de que o Zyklon B foi usado nas câmaras de gás de Auschwitz para matar mais de 1 milhão de pessoas.

Grok tem um histórico de comentários antissemitas. A empresa de Musk removeu postagens do chatbot que pareciam elogiar Adolf Hitler após reclamações .

A plataforma X também está sob pressão da UE. O braço executivo do bloco de 27 nações abriu uma investigação no mês passado depois que a Grok divulgou imagens deepfake sexualizadas e não consensuais na plataforma.

Bruxelas já aplicou à X uma multa de 120 milhões de euros (na época, 140 milhões de dólares) por descumprimento das abrangentes regulamentações digitais do bloco, incluindo selos de verificação azuis que violavam as regras sobre “práticas de design enganosas” que expunham os usuários a golpes e manipulação. 

Últimas Notícias

Macron diz que prepara diálogo com Putin, mas vê Rússia longe de acordo sobre a Ucrânia

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que estão...

Defesa de Daniel Vorcaro pede adiamento ou flexibilização de depoimento à CPMI do INSS

A defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master,...

Torcedores do Santos colocam faixas de protesto na Vila e no CT: ‘Vendem jóias, compram ilusão’

Torcedores do Santos protestaram com faixas estendidas na Vila...

GDF autoriza novo concurso com 1.197 vagas para carreira de Desenvolvimento e Assistência Social do DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, nesta terça-feira...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Defesa recorre à Primeira Turma do STF contra prisão de Filipe Martins

A defesa de Filipe Martins recorreu à Primeira Turma...

Oposição protocola requerimento de CPMI do Banco Master

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Câmara dos EUA aprova projeto de orçamento para encerrar paralisação parcial do governo

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou nesta terça-feira,...

Frei Sérgio Antônio Görgen, ex-deputado do RS, morre aos 70 anos

Um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem...

Macron diz que prepara diálogo com Putin, mas vê Rússia longe de acordo sobre a Ucrânia

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que estão...

notícias relacionadas

Defesa recorre à Primeira Turma do STF contra prisão de...

A defesa de Filipe Martins recorreu à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a decisão que manteve a prisão preventiva do...

Oposição protocola requerimento de CPMI do Banco Master

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta terça-feira, 3, um requerimento de instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito...

Câmara dos EUA aprova projeto de orçamento para encerrar paralisação...

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou nesta terça-feira, 3, o pacote de financiamento governamental de US$ 1,2 trilhão revisado pelo Senado para encerrar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui