back to top
20.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Harry Styles: Venda de ingressos para shows do...

A venda de ingressos para os shows de Harry Styles no Brasil começa nesta segunda-feira, 26, com uma pré-venda restrita a um grupo específico...

Agências do trabalhador têm vagas com salários de...

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quinta-feira (22), 609 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes...

Deivis Marcon Antunes, presidente do Rioprevidência, é alvo...

O presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, é um dos alvos da Operação Barco de Papel, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 23,...

Morre Constantino Júnior, fundador da Gol, aos 57...

Morreu na manhã deste sábado, 24, em São Paulo, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas...

Mundial de Clubes: veja cinco razões para os brasileiros estarem brilhando no torneio da Fifa

A segunda rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes foi encerrada com os times brasileiros como líderes de suas respectivas chaves. As vitórias de Botafogo e Flamengo sobre Paris Saint-Germain e Chelsea, respectivamente, coroaram o bom momento das equipes no torneio da Fifa. Antes, Palmeiras e Fluminense já haviam indicado nos empates com Porto e Borussia Dortmund a capacidade de os clubes do País roubarem a cena nos Estados Unidos.

Mas, afinal, em um torneio recheado de estrelas do futebol mundial, por que os brasileiros estão se destacando tanto? O Estadão lista cinco motivos para entender o sucesso das equipes na competição.

1 – FIM DE TEMPORADA X MEIO DE TEMPORADA

Um dos principais argumentos de quem desconfia do desempenho dos clubes brasileiros no Mundial é o fato de os times europeus estarem em fim de temporada – diante do Pachuca, o Real Madrid chegou ao seu 64º jogo na temporada – enquanto os brasileiros estão chegando no auge da performance.

É importante destacar que os europeus sempre têm a vantagem de disputar o Mundial de Clubes realizado anualmente, cuja nomenclatura agora é Copa Intercontinental desde 2024, quando estão “voando” fisicamente. Atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores, o Botafogo fez 75 partidas no ano passado, demonstrou cansaço e sequer chegou à final da última edição. O Real, campeão da edição, disputou somente a decisão.

2 – SERIEDADE

É fato que os clubes europeus não queriam disputar o Mundial. Quando a competição foi anunciada pela Fifa, rumores de um boicote apareceram na imprensa internacional. A falta de seriedade explicaria o motivo de alguns resultados.

Cabe ressaltar que os torcedores europeus também não encaram a competição da mesma maneira que os brasileiros – vale lembrar que o Velho Continente concentra os times com a maior capacidade de investimento e, consequentemente, de melhores jogadores e equipes. Já para os fãs de futebol de outras nações, vencer uma competição chancelada pela Fifa é o ápice da história.

3 – INVASÃO BRASILEIRA NOS EUA

Se o Mundial de Clubes é a competição mais importante para os brasileiros, era óbvio que as torcidas das equipes participantes iriam comparecer em peso nos Estados Unidos para acompanhar os jogos, transformando as arenas em “caldeirões”. Palmeirenses tomaram conta da Times Square e também da Brooklyn Bridge, em Nova York, antes das partidas do time.

O jogo com a presença de um time brasileiro com maior público até o momento foi a vitória do Flamengo sobre o Chelsea, por 3 a 1, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. O confronto registrou 54.019 torcedores. O impactante triunfo do Botafogo sobre o Paris Saint-Germain aparece logo atrás. O icônico estádio Rose Bowl, palco do tetracampeonato da seleção brasileira em 1994, recebeu 53.699 pessoas na vitórias dos cariocas por 1 a 0.

4 – CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

Outro motivo de reclamação dos europeus é o forte calor que faz nos Estados Unidos nesta época do ano. Algumas partidas foram realizadas com temperaturas acima dos 30 graus. No confronto com os sul-africanos do Mamelodi Sundowns, jogadores reservas do Borussia Dortmund preferiram ficar no ar-condicionado do vestiário em vez do banco. Ainda assim, os alemães venceram por 4 a 3.

Por sua vez, os brasileiros estão acostumados a jogar sob sol forte. Tanto no início quanto no fim do ano, quando o verão dá o ar da graça, as partidas são realizadas no País com intenso calor, especialmente no Rio, cidade que tem três participantes no torneio.

5 – ALTO NÍVEL

É importante reconhecer que o futebol brasileiro ainda está prateleiras abaixo dos times dos mais alto patamar no mundo, como PSG, Real Madrid, Bayern e Manchester City, mas também está longe de ser uma zebra por completo. Palmeiras, Flamengo e Botafogo, por exemplo, fazem investimentos condizentes com a posição de protagonistas no Brasil e na América do Sul.

O Flamengo teve 10 jogadores convocados na Data Fifa, e o Palmeiras, seis. Para além dos talentos de jovens talentos, como Estêvão, as equipes contam com nomes experientes e longa rodagem na Europa, como Thiago Silva (Fluminense) e Alex Telles (Botafogo).

O intercâmbio cultural do ponto de vista tático também é um fator preponderante. Palmeiras e Botafogo têm treinadores portugueses (Abel Ferreira e Renato Paiva), enquanto Filipe Luís, do Flamengo, atuou durante quase toda a carreira na Europa e aplica boa parte do conhecimento adquirido em seu trabalho. Renato Gaúcho, treinador do Flu, é o único com carreira à beira do gramado somente no Brasil.

 

 

*Estadão Conteúdo/Foto: Reprodução 

Últimas Notícias

Associação questiona no STF atualização automática da CNH

A Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit) questiona,...

Dez mil vagas estão abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional pelo QualificaDF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da...

TCU fará auditoria em contratos federais de TI diante da persistência de fraudes bilionárias

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta...

Nova temporada de Ted Lasso ganha fotos inéditas e previsão de estreia

A quarta temporada de Ted Lasso ganhou suas primeiras...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

CPMI do INSS convoca Daniel Vorcaro, investigado por fraude no Banco Master

A CPMI do INSS ouve na próxima quinta-feira (5)...

PM pede a Moraes mudança em visitas e autorização para caminhadas de Bolsonaro na Papudinha

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) encaminhou ao...

Pedreiro e técnico em segurança do trabalho têm maiores salários desta quinta (29) nas agências do trabalhador

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

O prazo para adesão ao Programa de Incentivo de...

Associação questiona no STF atualização automática da CNH

A Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit) questiona,...

notícias relacionadas

CPMI do INSS convoca Daniel Vorcaro, investigado por fraude no...

A CPMI do INSS ouve na próxima quinta-feira (5) o banqueiro Daniel Vorcaro, investigado pela Polícia Federal no inquérito que apura a fraude financeira...

PM pede a Moraes mudança em visitas e autorização para...

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) encaminhou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de adequações operacionais e...

Pedreiro e técnico em segurança do trabalho têm maiores salários...

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 447 oportunidades profissionais disponíveis nesta quinta-feira (29). Os maiores salários são para duas vagas de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui