back to top
17.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Harry Styles: Venda de ingressos para shows do...

A venda de ingressos para os shows de Harry Styles no Brasil começa nesta segunda-feira, 26, com uma pré-venda restrita a um grupo específico...

Agências do trabalhador têm vagas com salários de...

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quinta-feira (22), 609 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes...

Deivis Marcon Antunes, presidente do Rioprevidência, é alvo...

O presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, é um dos alvos da Operação Barco de Papel, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 23,...

Morre Constantino Júnior, fundador da Gol, aos 57...

Morreu na manhã deste sábado, 24, em São Paulo, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas...

Nobel: María Corina Machado defende luta pela liberdade e democracia em discurso lido por filha

Ana Corina Sosa Machado, filha da líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, leu um discurso em nome da mãe durante a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz, em Oslo, na manhã desta quarta-feira, 10. No texto, ela denuncia o “terrorismo de Estado” do governo do ditador Nicolás Maduro e afirma que é preciso “lutar pela liberdade”.

Aludindo aos sequestros, torturas e perseguições de membros da oposição, Machado denunciou os “crimes contra a humanidade, documentados pelas Nações Unidas” e um “terrorismo de Estado, usado para sufocar a vontade do povo”.

“Se queremos democracia, precisamos estar dispostos a lutar pela liberdade”, acrescentou. Ana Corina Sosa Machado aceitou o prêmio em nome de María Corina, que não chegou a Oslo a tempo de participar da cerimônia.

Paradeiro incerto

María Corina Machado vive escondida no país e fez sua última aparição pública há 11 meses. Ela não recebeu pessoalmente o Prêmio. Na cerimônia, compareceram também a mãe de María Corina Machado e Edmundo González, candidato da oposição na Venezuela.

Antes do início do prêmio, o Instituto Nobel da Noruega divulgou o áudio de uma ligação em que Machado afirma estar indo para a Noruega, embora não tenha comparecido à cerimônia. “Estarei em Oslo. Estou a caminho neste momento”, diz.

Ela não é a primeira a “perder” a cerimônia: cinco laureados estavam detidos ou presos na época da premiação. O caso mais recente é o da ativista iraniana Narges Mohammadi, ganhadora de 2023, que se opôs ao uso obrigatório do hijab e à pena de morte. Mohammadi estava detida na prisão de Evin, em Teerã, à época da premiação.

Machado não é vista em público desde 9 de janeiro, quando foi detida depois de participar de um protesto em Caracas, capital da Venezuela.

Caminho até o Nobel da Paz

María Corina foi anunciada ganhadora do Nobel da Paz em 10 de outubro. O prêmio foi concedido à Machado “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

Ela venceu as primárias da oposição e pretendia desafiar o presidente Nicolás Maduro nas eleições presidenciais do ano passado, mas o governo a impediu de concorrer ao cargo. O diplomata aposentado Edmundo González assumiu seu lugar na corrida presidencial.

Mas o período que antecedeu as eleições de 28 de julho de 2024 foi marcado por repressão generalizada, incluindo desqualificações, prisões e violações dos direitos humanos. A situação se agravou após o Conselho Nacional Eleitoral do país, composto por aliados de Maduro, declarar o atual presidente vencedor.

Após a reeleição de Maduro, González buscou asilo na Espanha no ano passado, depois que um tribunal venezuelano emitiu um mandado de prisão contra ele. 

Últimas Notícias

Nova temporada de Ted Lasso ganha fotos inéditas e previsão de estreia

A quarta temporada de Ted Lasso ganhou suas primeiras...

Polícia investiga furto a casa de tio de Suzane von Richthofen, na zona sul de SP

A Polícia Civil de São Paulo investiga um furto...

Vamos esperar Kassab dar ‘fumacinha branca’ para definir candidato do PSD, diz Caiado

Os três pré-candidatos à Presidência pelo PSD - Eduardo...

‘Dirty Dancing’ ganhará sequência com atriz do filme original

A Lionsgate confirmou uma sequência do clássico Dirty Dancing....

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

O prazo para adesão ao Programa de Incentivo de...

Associação questiona no STF atualização automática da CNH

A Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit) questiona,...

Dez mil vagas estão abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional pelo QualificaDF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da...

TCU fará auditoria em contratos federais de TI diante da persistência de fraudes bilionárias

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta...

Nova temporada de Ted Lasso ganha fotos inéditas e previsão de estreia

A quarta temporada de Ted Lasso ganhou suas primeiras...

notícias relacionadas

TCU fará auditoria em contratos federais de TI diante da...

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira, 28, a realização de auditoria abrangente sobre contratos de tecnologia da informação (TI) no...

Nova temporada de Ted Lasso ganha fotos inéditas e previsão...

A quarta temporada de Ted Lasso ganhou suas primeiras imagens oficiais nesta quarta-feira, 28, e teve sua previsão de estreia revelada pela AppleTV: os...

Polícia investiga furto a casa de tio de Suzane von...

A Polícia Civil de São Paulo investiga um furto à casa do médico Miguel Abdalla Neto, tio de Suzane von Richthofen, que foi encontrado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui