back to top
9.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

PF: Bolsonaro sem redes sociais, sem contato com...

O ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira. Além de dois mandados de busca e apreensão — em...

PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro e...

A Polícia Federal cumpre, nesta sexta-feira (18/7), dois mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Um na residência de Bolsonaro e outro na sede do...

“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro sobre operação da PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro define a operação da Polícia Federal feita nesta sexta-feira (18/7) como uma "suprema humilhação". Nesta manhã, a PF cumpriu dois...

Mané Mercado inaugura em breve nova unidade em...

Águas Claras se prepara para ganhar um novo ponto de encontro para os amantes da boa gastronomia: a segunda unidade do Mané Mercado no...

O que pode acontecer com adolescente que matou os pais e o irmão?

Um adolescente de 14 anos confessou ter matado o pai, a mãe e o irmão de 3 anos no último sábado, 21, em Comendador Venâncio, distrito de Itaperuna (RJ), segundo a polícia do Rio. Ele teria afirmado que fez isso para poder visitar uma namorada no Mato Grosso, após os pais o proibirem de fazer a viagem. O caso ainda está sendo investigado e será julgado, mas ele permanece apreendido por pelo menos 45 dias até o julgamento.

De acordo com a advogada criminalista Pamela Villar, sócia do escritório Salomi Advogados, o adolescente pode responder por até quatro atos infracionais gravíssimos: três análogos ao crime de homicídio (um para cada familiar morto) e um por ocultação de cadáver. Os corpos foram escondidos na cisterna da casa da família até que policiais os encontraram durante perícia ao imóvel.

Por ser menor de idade, o adolescente não pode responder criminalmente, como um adulto. O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) determina que a sentença deve ser socioeducativa, sendo a mais grave possível a internação – similar a uma prisão, mas com continuação dos estudos e acompanhamento psicológico frequente -, que pode durar até três anos, no máximo, independente da quantidade de infrações cometidas.

“Normalmente, os juízes tratam um desses casos bastante rapidamente. O Ministério Público já apresenta uma representação, que já vai para o juízo e é aceita ou não”, diz Pamela. “Tudo acontece muito rápido na vara da Infância e da Juventude. E pela gravidade do que ele fez, por ser envolver violência, muito provavelmente o que vai acontecer é que ele vai ganhar uma medida socioeducativa de internação.”

Motivo torpe ou fútil

Os atos infracionais similares a homicídios poderão ser enquadrados, ainda, como por motivação fútil ou torpe, a depender do caminhar das investigações e da interpretação do juiz. Isso pode influenciar na sentença, mas não necessariamente Além de ajudar a traçar o perfil psicológico do adolescente. Segundo os investigadores, ele teria agido até então com frieza e chegou a afirmar que “faria tudo de novo”.

As investigações apontaram que ele pretendia sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) do pai, após a morte dele, e usar o dinheiro para fazer a viagem a Mato Grosso que havia sido proibida antes. Ele sabia que havia saldo de R$ 33 mil e chegou a pesquisar na internet como fazer para sacar FGTS de uma pessoa morta.

Por esse motivo, as autoridades não descartam que o adolescente tenha matado os pais não somente para conseguir ver a namorada, como também para ficar com o dinheiro acumulado pelo pai no FGTS

“O motivo fútil é que um motivo desimportante. E o fato de querer viajar para ver a namorada, obviamente, não ensejaria uma violência como essa, por isso é um motivo muito pequeno em relação à ação que ele tomou. Já o motivo torpe é um motivo que causa repulsa. No caso, uma motivação financeira para assassinar seus pais, a meu ver, causa repulsa”, explica a advogada sobre os possíveis enquadramentos.

Polícia investiga participação de namorada

A polícia ainda investiga se a namorada do suspeito, uma também adolescente, de 15 anos, sabia e se o ajudou. Ela, que mora em Água Boa, município de 30 mil habitantes situado a mais de 700 km de Cuiabá, iria prestar depoimento nesta quinta-feira, 26. Eles se conheceram virtualmente em chats de jogos online, segundo a polícia.

“Caso eles concluam que ela teve uma participação determinante (na morte das vítimas), ela pode responder como se a autora fosse. Ou seja, também pelos atos infracionais análogos a homicídio – talvez, a ocultação de cadáver, não, vai depender do que encontrarem”, diz Pamela.

Sem direito a herança

A advogada lembra ainda que, por se tratar de parricídio (filhos que matam ou mandam matar seus ascendentes), a legislação determina que automaticamente o jovem perde o direito à herança. Ou seja, ele pode sair da internação aos 17 anos e ficar sob responsabilidade de um outro parente, sem nenhum suporte do dinheiro proveniente dos pais.

O destino da herança, neste caso, não é claro, segundo Pamela. As investigações precisarão apontar a ordem de morte das vítimas para que, conforme determina o Direito de sucessão, seja identificado para quem iria cada herança e para quem deve ir, por fim, após a última morte.

“Por exemplo, se a mãe morreu primeiro, o pai virou seu herdeiro e, se ele morre em seguida, o filho menor (de três anos) é que seria o herdeiro, então quem herdará por fim serão os herdeiros do filho menor. Enfim, você teria que ir avaliando caso a caso”, explica Pamela. Em casos onde não há filhos herdeiros, a herança pode ir para os irmãos dos pais do adolescente ou aos avós, pais das vítimas.

 

*Estadão Conteúdo/Foto: Reprodução Record 

Últimas Notícias

Colisão entre dois carros na via Estrutural deixa um morto

Uma colisão entre dois carros na via Estrutural, próximo...

Arthur Elias mostra ansiedade por 1º título com a seleção feminina: ‘Estou muito empolgado’

Arthur Elias costuma ser discreto, mas sempre confiante. Neste...

‘Homem-Aranha 4’ ganha primeiro teaser, que revela novo uniforme do herói

O mais novo filme da franquia Homem-Aranha, intitulado Homem-Aranha:...

Secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, pede exoneração do cargo

O secretário de Estado de Economia do Distrito Federal,...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Brasil vence a Colômbia nos pênaltis e conquista título da Copa América feminina pela 9ª vez

Nos pênaltis, o Brasil venceu a Colômbia por 5...

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Recordista de títulos mundiais de Fórmula 1, com sete...

Europa vai trocar carimbo no passaporte por sistema eletrônico

A partir de 12 de outubro, turistas que entrarem...

Datafolha: governo Lula mantém reprovação de 40% e aprovação de 29% após tarifaço

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Colisão entre dois carros na via Estrutural deixa um morto

Uma colisão entre dois carros na via Estrutural, próximo...

notícias relacionadas

Brasil vence a Colômbia nos pênaltis e conquista título da...

Nos pênaltis, o Brasil venceu a Colômbia por 5 a 4 e chegou ao seu nono título em dez edições da Copa América feminina...

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto:...

Recordista de títulos mundiais de Fórmula 1, com sete troféus, ao lado de Michael Schumacher, Lewis Hamilton não escondeu a decepção após ficar fora...

Europa vai trocar carimbo no passaporte por sistema eletrônico

A partir de 12 de outubro, turistas que entrarem em Portugal, Espanha, França, Itália ou outros 25 países na Europa podem não ter mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui