A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação Eminência Cinza. A ação resultou na prisão de suposto cibercriminoso especializado na prática da extorsão digital. O caso chama a atenção pela brutalidade das ameaças, que sempre envolviam o nome de uma facção criminosa.
De acordo com investigações da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos, o enredo começou quando um ex-inquilino saiu do imóvel que a família alugava, sem pagar a locação e o contrato de internet. Após o indivíduo deixar o imóvel, as vítimas viveram um verdadeiro pesadelo digital, passando a receber uma série de ameaças aterrorizantes como mensagens com fotos de armas de fogo, vídeos de execuções e ameaças de morte, sempre com um suspeito se identificando como integrante da facção. Um indivíduo exigia que a família não cobrasse aluguéis e nem cancelasse o contrato de internet do ex-inquilino, suposto líder da facção no Distrito Federal.
“Após as vítimas ajuizarem uma ação de cobrança pelas dívidas devidas, as coações escalaram progressivamente e o terror se intensificou com ameaças de invasão domiciliar, estupro coletivo, mutilação e execução de toda a família. Nesse contexto o acusado chegou a enviar vídeos explícitos de homicídios para aumentar o pânico das vítimas”, detalhou a PCDF.
Os policiais preservaram os dados digitais e, mediante técnicas de inteligência policial, identificaram o autor das mensagens, que já era investigado por diversos outros crimes semelhantes.
Com a autoria comprovada, a equipe de investigadores cumpriu o mandado de prisão do investigado, que responderá pelos crimes de extorsão qualificada, perseguição (cyberstalking), intimidação sistemática virtual (cyberbullying), coação no curso do processo, violência psicológica, constrangimento ilegal, ameaça e difamação, cujas penas somadas podem alcançar até 31 anos.
A polícia vai analisar o conteúdo dos dispositivos apreendidos e usados na prática do crime com o objetivo de verificar se o autor, de fato, é integrante de facção criminosa no DF.


