back to top
18.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Harry Styles: Venda de ingressos para shows do...

A venda de ingressos para os shows de Harry Styles no Brasil começa nesta segunda-feira, 26, com uma pré-venda restrita a um grupo específico...

Agências do trabalhador têm vagas com salários de...

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quinta-feira (22), 609 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes...

Final de semana brasiliense tem sessões de ‘O...

De lutas de MMA a oficinas de arte, passando por contação de histórias e sessões do filme O Agente Secreto, indicado ao Oscar quatro...

Deivis Marcon Antunes, presidente do Rioprevidência, é alvo...

O presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, é um dos alvos da Operação Barco de Papel, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 23,...

Oposição avalia que falas de Janja e Lula na China dificultam ainda mais regulação das redes

Após as falas do presidente Lula e da primeira-dama Janja sobre o Tik Tok, a oposição no Congresso avalia que a regulação das redes, que “já era difícil, agora ficou impossível”. E prometem uma reação ao que consideram uma “crise política e diplomática”, com pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Como o blog mostrou, interlocutores que participaram de uma reunião entre o presidente chinês Xi Jinping e a delegação brasileira contaram que Janja pediu a palavra para falar sobre os efeitos nocivos da rede social chinesa.

Após a repercussão, Lula disse que ele próprio pediu ao governo chinês para “enviar para o Brasil uma pessoa da confiança” para discutir sobre questões digitais e o Tik Tok.

O deputado Mendonça Filho (União-PE), da oposição e autor de um projeto alternativo à regulação das redes, diz que a fala de Lula e Janja eleva a temperatura com o Congresso, “que não deve obedecer ao Executivo, quanto mais ao governo chinês”.

“[O presidente Lula] Corroborou uma tese ilegal, inconstitucional e que afronta a soberania do Brasil. Pedir a um presidente chinês, líder de uma autocracia, para mandar um enviado especial para indicar como vai controlar as redes sociais? Isso é crise política, diplomática.”

Na avaliação de Mendonça Filho, a reação do governo é um incômodo causado pelo tamanho da repercussão dos vídeos do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), tanto sobre o Pix, quanto sobre o escândalo do INSS. Mais recente, este último alcançou 136 milhões de visualizações em uma única rede social.

Também da oposição, o deputado Rodrigo Valadares (União-SE) critica as falas na China.

“Fica mais o episódio de vergonha internacional que somos expostos mais uma vez. Já está ficando reincidente”, afirma.

Reservadamente, integrantes do Centrão também avaliam que a fala enterra de vez uma discussão sobre regulação das redes. “Cada vez mais sem clima, ainda mais com eleições se aproximando”, disse um parlamentar.

Apesar de o assunto ter travado no Congresso, alguns governistas defendiam que algo pudesse avançar durante a discussão da regulação da inteligência artificial. A comissão que vai analisar o assunto vai ser instalada na próxima semana.

A presidente da Comissão, deputada Luiza Canziani (PSD-PR), diz que “mesmo que haja um movimento do governo nesse sentido, pretende separar completamente essa discussão da regulação da IA”.

Com a resistência da oposição à regulação, o caso acabou sendo levado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que se debruça sobre um artigo do Marco Civil da Internet para responsabilizar as redes sociais sobre o conteúdo publicado na Internet.

Como reação às falas, Mendonça Filho promete protocolar nesta quarta-feira (14) um pedido de convocação de Mauro Vieira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

PL das Fake News está parado

 

A regulamentação das redes sociais segue estagnada. O projeto que mais avançou até o momento é o PL das Fake News (PL 2630), aprovado pelo Senado em 2020 e encaminhado à Câmara dos Deputados.

Sem avanços nos últimos dois anos, a última movimentação ocorreu em 2 de maio de 2023, quando a proposta, que estava pronta para votação em plenário, foi retirada da pauta a pedido do próprio relator, Orlando Silva (PCdoB-SP).

Em abril deste ano, o secretário de Políticas Digitais da Presidência da República, João Brant, declarou que o governo pretende se aproximar do Congresso para retomar as discussões sobre o tema na Casa.

A proposta

 

O texto do PL das Fake News torna crime a promoção ou financiamento de divulgação em massa de mensagens com conteúdo inverídico por meio de conta automatizada, as chamadas contas-robôs.

Além disso, estabelece que:

  • provedores tenham representação por pessoa jurídica no Brasil;
  • provedores serão responsabilizados pelos conteúdos de terceiros cuja distribuição tenha sido impulsionada por pagamento;
  • plataformas digitais mantenham regras transparentes de moderação;
  • a retirada imediata de conteúdos que violem direitos de crianças e adolescentes;
  • conteúdos jornalísticos utilizados por provedores deverão ser remunerados;
  • e a extensão da imunidade parlamentar às redes sociais.

*G1/Foto: Ricardo Stuckert/PR

Últimas Notícias

Carlos Viana pede prorrogação da CPMI do INSS

Senadores e deputados poderão ganhar mais tempo para a...

Exército autoriza Mauro Cid a passar para reserva remunerada

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, autorizou a...

Irã reafirma que terá resposta imediata em caso de agressão militar dos EUA

Ali Shamkhani, assessor do Líder Supremo do Irã, o...

Harry Styles anuncia mais dois shows em SP

Após grande sucesso de vendas, Harry Styles anunciou mais...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Nova temporada de Ted Lasso ganha fotos inéditas e previsão de estreia

A quarta temporada de Ted Lasso ganhou suas primeiras...

Polícia investiga furto a casa de tio de Suzane von Richthofen, na zona sul de SP

A Polícia Civil de São Paulo investiga um furto...

Vamos esperar Kassab dar ‘fumacinha branca’ para definir candidato do PSD, diz Caiado

Os três pré-candidatos à Presidência pelo PSD - Eduardo...

‘Dirty Dancing’ ganhará sequência com atriz do filme original

A Lionsgate confirmou uma sequência do clássico Dirty Dancing....

Carlos Viana pede prorrogação da CPMI do INSS

Senadores e deputados poderão ganhar mais tempo para a...

notícias relacionadas

Vamos esperar Kassab dar ‘fumacinha branca’ para definir candidato do...

Os três pré-candidatos à Presidência pelo PSD - Eduardo Leite, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado - sinalizaram nesta quarta-feira, 28, que a escolha do...

Carlos Viana pede prorrogação da CPMI do INSS

Senadores e deputados poderão ganhar mais tempo para a investigação de descontos ilegais nas folhas de aposentados e pensionistas do INSS. O presidente da...

Exército autoriza Mauro Cid a passar para reserva remunerada

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, autorizou a passagem do tenente-coronel Mauro Cid para a reserva remunerada. O militar foi condenado a dois...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui