A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 8ª Delegacia de Polícia (Estrutural), deflagrou nesta quarta-feira (5) a Operação Game Over, para desarticular um grupo criminoso especializado em estelionatos eletrônicos praticados por meio de plataformas de compra e venda na internet.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no Recanto das Emas, na Feira dos Importados (DF) e em Guaianases (SP). As ações resultaram na apreensão de eletrônicos, comprovantes bancários e documentos que vão apoiar a investigação.
O grupo atuava de forma organizada, utilizando perfis falsos em plataformas virtuais para negociar produtos de alto valor, como videogames e smartphones. Após convencer as vítimas de que o pagamento havia sido concluído, por meio de mensagens eletrônicas fraudulentas simulando confirmações de transação, os autores enviavam motoristas de aplicativo para recolher os bens, encerrando o contato logo em seguida.
Durante as apurações, houve colaboração técnica do setor de segurança da plataforma utilizada, o que contribuiu significativamente para a identificação dos envolvidos e a consolidação das provas.
Os investigados responderão pelos crimes de estelionato eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 21 anos de reclusão.
Os materiais apreendidos serão encaminhados para exame pericial e análise financeira. A Polícia Civil alerta que pessoas que tenham emprestado ou cedido suas contas bancárias para o recebimento de valores ilícitos também poderão responder pelos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro, caso comprovada a participação no esquema.


