A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (28), uma operação para desarticular um grupo suspeito de acessar indevidamente os sistemas do Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF) para efetuar transferências irregulares de veículos.
Nesta fase da operação, os agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Planaltina (DF), Planaltina (GO), Valparaíso (GO) e Água Branca (PI).
As investigações tiveram início há cerca de um ano, após uma pessoa relatar ao Detran que seu veículo havia sido transferido de forma fraudulenta. O órgão realizou uma apuração interna e identificou cerca de 300 transações irregulares feitas com a matrícula de uma servidora, inclusive em seus horários de folga.
A própria servidora procurou a delegacia, que iniciou uma apuração conjunta com o Detran para identificar acessos externos irregulares ao sistema do Detran para transferir os veículos indevidamente.
As apurações identificaram três suspeitos pelo cadastro irregular de processos de transferências de veículos, sem documentação ou com documentação adulterada e posterior aprovação fraudulenta, mediante acesso externo ao sistema. “Desses três investigados, já identificados, dois já tiveram vínculos anteriores com o Detran na condição de despachantes”, informou a PCDF.
Os integrantes do grupo criminoso vão responder por invasão de dispositivo informático, estelionato e organização criminosa.


