A Polícia Federal (PF) desarticulou nesta quinta-feira (17/7) uma organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro, além de fraudes em licitações.
O núcleo investigado pela PF, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, atuou na manipulação de licitações e desvios de recursos públicos destinados ao município de Campo Formoso–BA. Segundo a polícia, o dinheiro vinha de emendas parlamentares e era utilizado para ganhar vantagem em licitações.
Ao todo, foram 18 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador–BA, Campo Formoso–BA, Senhor do Bonfim–BA, Petrolina–PE, Mata de São João–BA e Brasília–DF.
Além dessas ações, o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou o afastamento cautelar de um servidor público.
O STF também determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas para interromper a movimentação financeira.
O grupo está sendo investigado por organização criminosa, embaraço a investigação, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.