O Recanto das Emas registrou quedas nos crimes contra o patrimônio em 2025. Segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), entre janeiro e agosto, os roubos em coletivos caíram 70% na cidade. Outras modalidades também tiveram recuo expressivo: 29,1% nos roubos a transeuntes, 22,5% em veículos, 20,8% em comércios e 27% em residências, resultando em uma redução média de 27,7%.
O resultado está diretamente ligado à atuação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que intensificou as operações de combate ao porte e posse ilegal de armas.
“O 27º Batalhão já retirou 76 armas de fogo de circulação em 2025, ocupando a terceira posição entre todas as unidades da corporação nesse tipo de apreensão”, informou a PMDF.
As armas de fogo representam o principal instrumento de intimidação em crimes, pois multiplicam a capacidade do criminoso em coagir suas vítimas, além de poderem ser utilizadas em vários crimes. Cada arma apreendida significa a prevenção de novos crimes e a preservação de vidas.
A PMDF destaca ainda que o trabalho de inteligência aliado à presença ostensiva tem sido fundamental para reduzir a violência e aumentar a sensação de segurança dos moradores do Recanto das Emas.


