A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), comandou nesse sábado (9), uma operação de fiscalização no evento Jungle Food, realizado no Estádio Nacional de Brasília. O trabalho resultou na apreensão de cerca de 360 kg de proteína animal irregular. A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC).
A operação contou com parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Durante a inspeção, foram apreendidos aproximadamente 360 kg de proteína animal sem a devida conformidade legal para depósito e comercialização — sendo 300 kg de carne bovina e 57,8 kg de carne de jacaré, espécie nativa brasileira protegida por lei.
Um responsável foi autuado, e todo o material recolhido foi encaminhado para os procedimentos legais cabíveis.