O rádio continua sendo um dos meios de comunicação mais relevantes para os brasileiros. De acordo com a 48ª edição do Data Stories — Inside Audio 2025, da Kantar IBOPE Media, 79% da população das principais regiões metropolitanas ouvem rádio regularmente.
O estudo mostra que o consumo de áudio em geral atingiu 92% da população nos últimos 30 dias, considerando rádio, música, streaming e podcasts. Em capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza, o consumo do rádio ultrapassa 80% dos entrevistados.
O impacto da publicidade também se destaca: 56% dos ouvintes afirmam prestar atenção aos anúncios transmitidos, enquanto 43% já compraram ou pesquisaram produtos após campanhas veiculadas nas emissoras.
A pesquisa revela ainda a rápida expansão do consumo digital: metade dos ouvintes de rádio afirmou ter ouvido ou baixado podcasts nos últimos três meses e 60% escutam música por serviços de streaming. Esse movimento reflete a adaptação das emissoras, que têm diversificado sua presença em novos canais, como YouTube (33%), áudio sob demanda (16%), aplicativos próprios (13%) e redes sociais (12%).
Outro ponto relevante é a dimensão emocional: 54% dos brasileiros associam o som à emoção. No caso específico do rádio, 60% o vinculam à informação, 36% à diversão e 29% ao companheirismo.
O levantamento reforça que, mesmo diante da transformação digital, o rádio não só mantém sua relevância como também se reinventa.