A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com o grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), lança a campanha Setembro em Flor, voltada à conscientização sobre a importância do acompanhamento ginecológico. Durante todo o mês, serão promovidas ações de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres que afetam o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 30 mil mulheres recebem anualmente diagnóstico de câncer ginecológico no Brasil, sendo mais de 16 mil casos de câncer de colo uterino. O rastreamento é feito principalmente pelo exame citopatológico, conhecido como papanicolau ou exame preventivo.
Na rede da SES-DF, o exame é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mediante agendamento. Gradualmente, o exame citopatológico será substituído pelo teste molecular de DNA-HPV, tecnologia inovadora que aprimora o rastreamento do câncer de colo do útero.
Outra medida preventiva é a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), principal causador do câncer cervical. A imunização está disponível gratuitamente para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e até dezembro de 2025, jovens entre 15 e 19 anos também poderão receber a dose. A vacina também é indicada para pessoas que vivem com HIV ou aids, pacientes transplantados e oncológicos.
“O acompanhamento ginecológico é fundamental para a prevenção de cânceres passíveis de rastreio”, frisou a médica oncologista ginecológica da SES-DF, Rayane Cardoso.
Durante o mês, a SES-DF promoverá diversos eventos, confira:



