O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou nesta quarta-feira (23) o primeiro hotel social do DF, localizado na Asa Sul, com capacidade para abrigar 200 pessoas em situação de rua. O espaço funcionará das 19h às 8h, oferecendo pernoite, banho quente, jantar e café da manhã, além de um canil para animais de estimação. A iniciativa é inédita no país e contará com investimento anual de R$7,4 milhões, com contrato inicial de cinco anos.
Além do acolhimento, o hotel será porta de entrada para outras políticas públicas, como cursos profissionalizantes, atendimento de saúde e encaminhamento para casas de acolhimento. Também há quartos individualizados para pessoas trans ou com doenças infecciosas, garantindo segurança e respeito à diversidade.
Ônibus farão o transporte gratuito dos usuários, partindo da Rodoviária do Plano Piloto e do Centro Pop. A medida integra o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil do DF. O governo estuda a criação de novas unidades em outras regiões administrativas, como Ceilândia e Sol Nascente.


