O Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou, nesta quinta-feira (6), a duplicação da via marginal da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB/DF-025), no trecho que vai dos conjuntos 1 a 3 da Quadra 14 do Park Way. Com investimento de R$ 6,33 milhões, a obra deve gerar 100 empregos diretos e beneficiar 15 mil motoristas diariamente.
A intervenção será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e vai facilitar o acesso dos moradores do Park Way e de Vargem Bonita, além de melhorar a fluidez do trânsito para todos os motoristas que passam pela região.
Durante a agenda, o governador Ibaneis Rocha destacou que a duplicação da via vai beneficiar não apenas os moradores da região, mas também todos os motoristas que utilizam o trecho diariamente. “Sempre que eu passava por aqui, observava o engarrafamento que se formava, tanto pela manhã quanto à tarde, além da insegurança provocada pelo grande fluxo de veículos. Foi em uma dessas passagens que liguei para o secretário [de Governo], José Humberto, e para o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur [Junior], e determinei a elaboração desse projeto, justamente para atender a comunidade do Park Way, que durante muitos anos foi bastante esquecida”, afirmou.
O chefe do Executivo reafirmou o compromisso do governo com a melhoria da infraestrutura viária no Park Way. “As máquinas já estão no local, a licitação foi concluída. Já determinei ao DER-DF que as equipes continuem o trabalho de recuperação do asfalto dentro do Park Way. Não é para parar, queremos entregar todo o asfalto da região renovado”, afirmou. Ibaneis também ressaltou o olhar do governo para toda a região. “Aqui cuidamos do Coqueiro, que é um bairro importante, e também da Vargem Bonita. Agora, vamos entregar também a feira da Vargem Bonita com piso novo e cobertura. É muito trabalho sendo feito, e o trabalho não pode parar”, afirmou.
O projeto da duplicação da via marginal da EPDB prevê serviços de adequação geométrica, terraplenagem, pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização vertical e horizontal, paisagismo e implantação de baias de ônibus, com atenção especial à acessibilidade. A obra será tocada pela empresa RJV Empreendimentos e Engenharia LTDA.
Sobre o cronograma, o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, informou que os trabalhos começam imediatamente. “A obra já foi iniciada. Queremos aproveitar esse período em que as chuvas ainda são intermitentes para avançar na terraplenagem, antes das chuvas mais intensas de dezembro e janeiro”, disse.
Ele garantiu que o trânsito na região não será interrompido. “Estamos orientando as equipes para não abrir trechos longos e evitar transtornos. A duplicação está sendo feita fora da pista existente, então a via atual deve continuar funcionando normalmente. Caso seja necessária alguma intervenção pontual, vamos sinalizar e informar com antecedência”, explicou Fauzi.


